SEC dá início à série de webinários preparativos para Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente 2021

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) deu início, nesta quinta-feira (4), ao primeiro de uma série de dez webinários sobre temas socioambientais, focados na educação ambiental como promotora da cidadania nos territórios da Bahia. As rodas de conversa virtuais compõem a primeira etapa preparativa para a IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, prevista para ser realizada em 2022. No primeiro encontro da maratona, a palestra ficou a cargo do biólogo e professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Renato de Almeida, que abordou o tema “Benefícios socioambientais em tempos de pandemia: o que a juventude tem a ver com isso?”.

O coordenador de Educação Ambiental e Saúde da SEC, Fábio Barbosa, que mediou a live, falou sobre a importância e os objetivos dos encontros preparativos. “Os webinários, que correspondem à primeira etapa do processo de preparação da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, representam o processo formativo institucional, visando estimular as discussões para a transição ecológica, construir uma escola e uma sociedade mais justa, solidária e sustentável”, destacou.

Na sua palestra, o professor Renato Almeida falou de pandemia, de juventudes e da importância da troca de experiências relativas à temática. “As questões socioambientais levantadas nas conferências escolares deverão ser trabalhadas ao decorrer do ano letivo continuum curricular de maneira contextualizada e envolvendo os diferentes componentes curriculares e áreas de conhecimento. Tive a oportunidade de estar presente na última conferência e de participar de todas as etapas, a começar pela produção dos projetos nas escolas. Também pude acompanhar como monitor a delegação da Bahia na conferência nacional. Tenho aprendido muito e imagino o quanto é importante para os estudantes”, declarou.

As conferências infantojuvenis pelo meio ambiente têm o objetivo de fortalecer a cidadania ambiental nas unidades escolares, por meio de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora, levando os estudantes à pesquisa, ao diálogo e à reflexão, considerando, nesta edição, as questões socioambientais nos Territórios de Identidade da Bahia. A Bahia sempre teve uma participação atuante no evento, com destaque para as duas últimas edições nas quais o Estado ficou em segundo lugar em âmbito nacional no quantitativo de escolas e estudantes participantes. Conforme a Instrução Normativa n° 03/ 2021, a conferência é apresentada como Atividade Curricular Complementar no Continuum Curricular 2020-2021.