SEC disponibiliza nova plataforma para diagnóstico e aprendizagem dos estudantes

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) disponibilizou uma nova plataforma digital, denominada Plurall, com o objetivo de dar apoio ao diagnóstico e monitoramento das aprendizagens dos estudantes. Nesta quarta e quinta-feira (19 e 20),  as unidades escolares da rede estadual estão mobilizadas a conhecer a ferramenta, acessá-la e navegar em todas as suas funções em um grande evento-teste.

Nestes dois dias, os estudantes deverão acessar o link da Plataforma Plurall por meio do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou diretamente no novo Sistema de Gestão de Aprendizagem, pelo endereço http://enova.educacao.ba.gov.br/plurall-2, através do celular ou dos equipamentos disponíveis nas escolas.  Nesse ambiente virtual, estudantes, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e dirigentes dos Núcleos Territoriais da Educação (NTE) poderão acessar materiais didáticos, provas e simulados digitais. O que for respondido nesta fase de teste de uso da ferramenta não será considerado para avaliação oficial.

O superintendente de Gestão da Informação da SEC, Rainer Guimarães, disse que a Plurall será mais um instrumento de apoio pedagógico da rede. "Esta plataforma tem um grande potencial para o processo de ensino e aprendizagem e estabelece uma conexão maior entre estudantes e professores no acompanhamento das rotinas escolares. Na plataforma, o professor poderá preparar atividades para as suas turmas e os estudantes irão responder e todos - em caso de questão objetiva - poderão ver o resultado de imediato. Isso significa que a rede está sendo instrumentalizada com a tecnologia para facilitar a vida de professores, estudantes, coordenadores pedagógicos e, inclusive, da gestão escolar".

Entre os dias 24 de abril e 5 de maio, será realizada a primeira avaliação a ser considerada para diagnóstico pela SEC. "A partir desse diagnóstico, as escolas e a SEC vão usar os resultados para o replanejamento pedagógico, favorecendo o processo de ensino por parte dos professores e o acompanhamento dos processos pelos gestores escolares", afirmou o superintendente, ao adiantar que outras duas avaliações já estão programadas para os meses de agosto e novembro.