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SEC e FUNDAC finalizam curso de formação em socioeducação
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A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), finalizou, nesta quarta-feira (19), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, a formação direcionada aos profissionais que realizam as atividades educacionais das Comunidades de Atendimento Socioeducativo (CASE) para adolescentes que cumprem medidas de socioeducação em privação de liberdade. A formação, realizada em modo presencial, teve a participação de 80 pessoas, incluindo monitores sociais, educadores de medida socioeducativa, pedagogos e educadores físicos.
Kuma França é poeta e atua como monitor de poesia há quatro anos. Para o socioeducador, a formação se destacou pelas trocas de experiências e diversidade de opiniões. “Considero um momento importante por ter se concretizado como um espaço importante para compartilharmos vivências, o que torna a gente mais preparado para construir uma socioeducação efetiva, na teoria e prática. Além disso, me sinto mais seguro para desenvolver as atividades nas unidades que atuo”.
Para Isadora Silva Sampaio, coordenadora de Educação para Jovens e Adultos (EJA) da SEC, o trabalho socioeducativo compreende atividades educacionais de educação escolar e outras atividades multidisciplinares. “A formação dos monitores sociais traz a possibilidade de construirmos projetos sólidos, porque são debatidos em grupo e surgem contribuições de vários profissionais. A ação realizada fortalece a socioeducação, na medida que favorece uma educação integralizadora e interdisciplinar, garantindo cada vez mais os direitos dos jovens e formando sujeitos autônomos para a jornada de uma vida próspera e feliz”.
A formação foi estruturada em três módulos. O primeiro trouxe o questionamento “Quem são os educandos e educadores da socioeducação?”. A pergunta norteou os debates feitos em dois encontros com subtemas, incluindo o planejamento das ações socioeducativas, na perspectiva da formação humana. O segundo momento de formação também ocorreu em dois dias e teve como foco as ações de planejamento e os princípios e diretrizes da socioeducação. No terceiro módulo, os participantes socializaram os trabalhos produzidos.
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