SEC promove diálogo on-line com professores dos Centros Juvenis sobre construção de saberes

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A Secretaria da Educação da Bahia (SEC), por meio da Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Educação, promoveu, nesta quarta-feira (21), mais uma live do projeto “Diálogos de aprendizagem na construção de saberes”. A ação visa estimular o exercício do protagonismo e da autonomia de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da rede estadual. O encontro foi conduzido pela coordenadora do programa Universidade para Todos (UPT), Patrícia Machado, a atividade on-line contou com as participações dos professores dos CJCC, Kaline Hora, André Pereira, Adriana Santos e Angelita Santos, que trocaram experiências e apresentaram o trabalho remoto que vêm realizando.

A coordenadora do UPT, Patrícia Machado, destacou as experiências dos CJCCs, durante este período de pandemia do Coronavírus, dentro da proposta de fortalecimento das aprendizagens remotas, envolvendo todas as áreas do conhecimento em suas oficinas, mesmo não contando com atividades letivas. “O CJCC vem contribuindo com os nossos estudantes e professores por meio de atividades on-line. E dentro deste contexto, o processo de ensino e aprendizagem vêm acontecendo, pelas mãos dos Centros Juvenis, que têm se reinventado, ressignificando o fazer pedagógico”.

A professora Kaline Hora, do CJCC de Barreiras, comentou sobre o novo momento do trabalho remoto que vem sendo desenvolvido, junto aos estudantes. “Nos desdobramos e encontramos uma forma de trabalhar, por meio do Instagram e do Whatsapp, além de alguns aplicativos próximos aos do Scratch. Achamos também tutoriais que auxiliam bastante, amenizando a questão da distância física”.

Representando o CJCC de Vitória da Conquista, a professora Adriana Souza falou da importância do diálogo para a troca de experiências. “A gente estava começando as oficinas, quando a pandemia chegou. Então, buscamos alternativas de, mesmo distantes fisicamente, ficarmos bem próximos, a partir de espaços de interação, utilizando a plataforma do Google, para que os estudantes se sentissem acolhidos e pudéssemos trabalhar com os nossos cursos, a exemplo do Educação Financeira”.

Do CJCC de Senhor do Bonfim, a professora Angelita Santos de Souza também destacou a importância de compartilhar experiências em tempos de isolamento social. “Este período de adaptação dos novos formatos tecnológicos de aprendizagem foi algo que já estávamos acostumados. Propomos dois projetos: um de formação de líderes e outro voltado à conexão com o ENEM”, destacou.

O professor André Carlos Pereira, do CJCC de Jequié, também falou sobre as atividades voluntárias e solidárias que o centro vem oferecendo, neste período. “Oferecemos algumas oficinas remotas voltadas à gamificação (uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado); ao pensamento computacional e à robótica. A participação foi muito boa”, disse o educador.

Sobre o CJCC – Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. As atividades são feitas de forma lúdica em ambientes interativos. O CJCC conta com nove unidades no Estado: Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié e Serrinha. O objetivo das unidades é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas.

 

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