Secretaria amplia projeto de iniciação ao basquete infantil

A Secretaria da Educação vai ampliar o Projeto G.I.B.I – Grupo de Iniciação ao Basquete  Infantil para 15 unidades escolares. A decisão foi tomada durante encontro realizado nesta quinta-feira (15), no Colégio Estadual Evaristo da Veiga. A ação atendia cinco escolas desde 2014. A reunião contou com participação de Gilson Trindade, ex-atleta e presidente da Liga Brasileira de Basquetebol Master (LBBM), parceira do projeto, e de educadores representantes das escolas.
 
Fotos: Divulgação
Segundo a coordenadora de Desenvolvimento da Educação Básica do Núcleo Regional de Educação de Salvador e Região Metropolitana (NRE26), Maria de Fátima Costa, “este projeto possibilita a inserção de outra modalidade esportiva nas escolas, diversificando a prática esportiva. É também uma ferramenta de transformação social e pessoal, onde outros valores são estimulados. O diferencial ainda é o conteúdo pedagógico que articula com diversos componentes curriculares, além de motivar a permanência do estudante na escola”, enfatizou.
 
Cada turma é formada por aproximadamente 20 estudantes de 8 a 14 anos, do ensino fundamental, e a carga horária é definida de acordo com o projeto pedagógico de cada escola. O projeto inclui ainda a distribuição de kit/materiais (bola, cone, bomba, apito e coletes) e formação dos professores de educação física das escolas nas quais estão sendo implantadas.
 
Além das cinco escolas iniciais no projeto, os Colégios Estaduais Abílio César Borges (Boa Viagem), Paulo Américo de Oliveira (Bonfim), Evaristo da Veiga (Ondina), Ministro Aliomar Baleeiro (Pernambués) e Antônio Carlos Magalhães (Acupe de Brotas), passam a participar do projeto os Colégios Estaduais Mestre Paulo dos Anjos (bairro da Paz), Edvaldo Brandão Correia (Cajazeiras V), Santa Edwirgens (Mata Escura), Profª Noêmia Rego (Valéria), Governador Otávio Mangabeira (Cabula), Polivalente de Candeias (município de Candeias), de Praia Grande (Periperi), Manoel Devoto (Amaralina) e o Colégio da Policia Militar (Dendezeiro), além do Centro de Educação Carneiro Ribeiro – Escola Parque (Caixa D’água). 
 
G.I.B.I – O projeto  é desenvolvido em escolas públicas do Rio de Janeiro,  de São Paulo e na Bahia, e tem como objetivo promover e difundir o basquetebol, incentivando a prática da modalidade e a inclusão social, além de incluir o basquete como conteúdo pedagógico do componente curricular da disciplina de Educação Física.

Notícias Relacionadas