Secretaria da Educação do Estado renova frota com mais 15 novas viaturas

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia renovará a frota da Ronda Escolar com 15 novos veículos. Os carros, que serão entregues na próxima quinta-feira (25/9), às 10h, no pátio da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo (CAB), foram adquiridos com recursos da ordem de R$ 513 mil, provenientes dos leilões de bens imóveis e de sucatas realizados durante o ano de 2014 pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia.

A Ronda Escolar integra as ações do Programa de Melhoria da Segurança nas Escolas, criado em 2008, e fruto de um convênio de cooperação técnica entre as secretarias da Educação e de Segurança Pública do Estado. Atua no entorno das escolas da rede estadual de Salvador e Lauro de Freitas, por meio de um trabalho preventivo e de mediação de conflitos ou de risco que exponham estudantes e demais membros da comunidade escolar.

A Ronda Escolar promove, também, o atendimento a chamados das unidades com apoio presencial, orientando o gestor na resolução de conflitos, como ressalta a superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional da Secretaria da Educação, Eni Bastos. “O aumento de viaturas vai possibilitar um atendimento ainda melhor e mais rápido à comunidade escolar”.

O Major César Santiago, coordenador de Operação da Ronda Escolar, destaca que 214 policiais militares fazem um policiamento complementar. Esses profissionais passam por uma seleção e fazem cursos de mediação de conflito e policiamento comunitário escolar. “Fazemos uma ação preventiva com palestras para a comunidade e participação em reuniões de pais e mestres”, destaca Major Santiago.

A ação da Ronda Escolar, que inclui radiopatrulhamento, ocorre das 7h às 22h. O telefone da Central de Atendimento é o 3116-4830.