Secretaria inicia formação dos coordenadores municipais do Pacto pela Educação

De amanhã (18/05) até sexta-feira (20/05), representantes de cerca de 200 municípios baianos vão participar da Formação dos Coordenadores Municipais do Pacto pela Educação – Todos pela Escola. A atividade acontece no Hotel Vilamar, em Salvador, e faz parte do 1º Ciclo de Formação do programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que tem como principal objetivo alfabetizar todas as crianças até os oito anos, através de uma parceria com os municípios baianos, garantindo aos estudantes o direito de aprender.

A atividade vai ser coordenada pelas professoras Amália Simonetti e Maria Cílvia Farias, ambas da Universidade Federal do Ceará e especialistas em alfabetização.  Os representantes dos municípios vão debater sobre modelo de gestão do Pacto. Também está na pauta do Ciclo a discussão sobre o processo de avaliação externa e a proposta do Pacto para as classes de alfabetização, além do programa de formação continuada e acompanhamento aos multiplicadores municipais e professores alfabetizadores.

Veja a programação
 
O 1º Ciclo de Formação, que teve início na segunda-feira (16/05), envolve especialistas em alfabetização da Secretaria da Educação do Estado e coordenadores do Pacto nos municípios. O intuito é o de assegurar o processo formativo das equipes de gestão, de formação e avaliação, tendo em vista a implantação das ações do Pacto pela Educação, focando, além da alfabetização das crianças até os oito anos, na valorização dos profissionais da educação.
 
Pacto pela Educação – O programa da Secretaria da Educação do Estado foi lançado no dia 28 de abril pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Educação Osvaldo Barreto. O programa visa melhorar a qualidade das escolas públicas estaduais e municipais, em toda a Bahia, por meio de um regime de colaboração com os municípios e a parceria da sociedade e empresários.
 
O principal objetivo do Pacto pela Educação é alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Para isso, o governo propõe uma parceira com os municípios baianos para unir esforços e garantir aos estudantes o direito de aprender. Além disso, visa fortalecer as aprendizagens prioritárias (Língua Portuguesa e Matemática) para todos os estudantes do ensino fundamental e ensino médio, assegurando o sucesso no seu percurso educativo.
 
O Pacto tem como meta a elevação dos índices de aprovação para, no mínimo, 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% nas séries finais do ensino médio, bem como assegurar que todas as escolas públicas do estado alcancem, no mínimo, os padrões do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estabelecidos pelo Ministério da Educação.

Notícias Relacionadas