Secretaria lança projeto Ouvidoria vai às escolas

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Ouvidoria Geral do Estado lançam o projeto Ouvidoria vai à Escola, dia 16 de maio, às 10h, no Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães - bairro do IAPI, em Salvador.  A iniciativa tem foco na comunidade escolar, especialmente nos estudantes. O objetivo é promover a orientação com ênfase nos direitos e deveres de cada um e conscientizar sobre o papel da Ouvidoria da Educação, que do dia 1º de janeiro de 2013 a 14 de maio de 2013, registrou mais de 5 mil comunicações, das quais 92% já foram atendidas.

Com o Ouvidoria vai à Escola, a Secretaria da Educação e a Ouvidoria Geral do Estado passam a oferecer às escolas estaduais um atendimento individualizado, com análise das manifestações recebidas e acompanhamento de providências, é o que explica o ouvidor da Educação, Francisco Neto. “Queremos ouvir e estaremos atentos às manifestações da comunidade escolar, dos estudantes. O esforço é para atendê-los em tempo real. Desta forma, fortalecemos a democracia participativa, a formação cidadã e o controle social. Além disso, colaboramos com o processo de promoção da melhoria da qualidade da educação para garantir o direito de aprender”, diz.

Inicialmente, o projeto abrange as escolas estaduais de Salvador. A partir do segundo semestre, as escolas dos demais municípios do interior do Estado também serão incluídas no roteiro da Ouvidoria. “Até 2014, todas as escolas da rede estadual da Bahia receberão a nossa visita. Entendemos que as informações colhidas dos atendimentos possibilitam a avaliação das escolas e contribuem para a gestão”, anuncia o ouvidor Francisco Neto.

Contato - Estudantes, professores, gestores escolares, pais e toda a sociedade podem entrar em contato com a Ouvidoria da Educação, acessando o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e o Portal da Ouvidoria Geral do Estado (www.ouvidoriageral.ba.gov.br); ligando 162; encaminhando e-mail para ouvidoria@educacao.ba.gov.br ou seguindo o Twitter @ouvidoriaeducacao. O cidadão também pode buscar o SAC Móvel ou comparecer à sede da Ouvidoria da Educação no SAC-Educação, no Comércio, e fazer a manifestação pessoalmente.