Secretaria lança projeto Revitalização em Porto Seguro

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia acaba de lançar para as unidades escolares de Porto Seguro, Arraial D´Ajuda e Trancoso o projeto Revitalização das Escolas. A iniciativa foi apresentada oficialmente na região na terça-feira (23/10), no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. O projeto, desenvolvido desde 2007 pela Secretaria, já atendeu a cerca de 300 unidades com o objetivo de fazer uma articulação da escola com a comunidade local, visando a estruturação do ambiente escolar. A previsão é de que 100% das unidades escolares sejam revitalizadas até 2014. O próximo lançamento acontece no dia 31 de outubro, em Barreiras.

“Todos nós estamos achando esta nova iniciativa muito interessante. Precisamos melhorar as nossas instalações, principalmente para os estudantes do projeto Mais Educação, que desenvolvem outras atividades em turno diferente ao regular. Já estamos em reunião com a equipe e vamos conversar com a comunidade escolar para discutir a melhor forma de aplicar este recurso”, disse Márcia Freitas, diretora do Colégio Estadual Cristina Batista, em Porto Seguro.

Para Maria do Carmo de Jesus, diretora da Escola Doutor Antônio Ricaldi, o projeto permite uma discussão saudável na unidade. “Vamos analisar as opiniões para sabermos o que modificar. Os professores pensam em investir na biblioteca, já os alunos querem ampliar o refeitório. Vamos debater as prioridades. A chegada do projeto na região foi muito bem recebida por todos os diretores que participaram do lançamento. O clima foi de comemoração. É uma injeção de ânimo”, afirmou.

Benefícios – A coordenadora de Acompanhamento da Rede Escolar da Secretaria da Educação, Goia Midlej, ressalta que o incremento à participação das comunidades escolares e local na gestão da escola promove a melhoria na articulação escola-família-comunidade e no desempenho acadêmico dos estudantes, aumenta a atratividade da escola e reduz o abandono escolar. "Com esse projeto, a gestão da escola passa a dialogar melhor com os alunos e o corpo docente e a comunidade local passa a proteger a escola”, observa.

O Revitalização das Escolas estimula o envolvimento de gestores, professores, estudantes, funcionários, pais e comunidade local na discussão e no planejamento de intervenções, visando suprir as necessidades prioritárias da escola. As ações abrangem desde articulações com outros órgãos governamentais para fortalecimento da escola até a realização de reparos e pequenas obras físicas, que, a despeito da pequena dimensão, produzem efeito positivo no cotidiano escolar, a exemplo de reforma da quadra de esportes e biblioteca, jardinagem e intervenções artísticas nos muros das escolas.