Secretaria promove encontros formativos de Educação Integral

A política de Educação Integral está em expansão na Bahia. Atualmente, mais de 50% das escolas da rede estadual oferecem atividades educativas complementares (arte, cultura, esporte, acompanhamento pedagógico, meio ambiente, entre outras), beneficiando mais de 350 mil estudantes em todo o Estado. Este ano, 260 escolas passaram a ofertar a Educação Integral com a implementação dos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador.

Com o objetivo de capacitar os profissionais destas escolas, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza uma série de cinco Encontros Formativos de Educação Integral para dirigentes escolares, professores e técnicos das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc). O primeiro encontro acontece no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Feira de Santana, nos dias 29 e 30 de agosto, a partir das 8h30. O evento deve reunir cerca de 300 pessoas, representantes de 120 escolas, de 75 municípios. Palestras, oficinas formativas, apresentação de painéis e mesas-redondas estão na programação.

Os Encontros Formativos de Educação Integral também abrem espaço para a troca de experiências dos contextos escolares e para o diálogo. A coordenadora de Educação Integral da Secretaria da Educação, Andréia Lisboa de Sousa, ressalta as vantagens da jornada escolar ampliada. “O horário expandido aumenta as oportunidades e promove aprendizagens significativas, igualitárias e emancipatórias. Para isso, é fundamental planejar a educação integral a partir do projeto político- pedagógico e para além dos Programas Mais Educação e Ensino Médio inovador”.

Os demais encontros acontecem em Eunápolis (dias 03 e 04/09); Vitória da Conquista (dias 05 e 06/09); Barreiras (dias 10 e 11/09) e Senhor do Bonfim (dias 12 e 13/09).

Ensino Médio Inovador – Atende, aproximadamente, 150.700 estudantes do ensino médio da rede estadual da Bahia.  O objetivo é estimular o desenvolvimento de atividades que diversifiquem o currículo, a partir dos eixos trabalho; ciência; tecnologia e cultura. Este ano, o programa passou a atender 132 escolas. Em 2011, eram apenas 24 unidades atendidas.

O Ensino Médio Inovador também abrange a readequação dos espaços físicos das unidades escolares e a aquisição de equipamentos com o objetivo de garantir a permanência dos estudantes nas escolas em jornada ampliada. Durante o tempo que permanecem em atividade na escola, eles têm direito a lanche e almoço.

Mais Educação – O programa beneficia 199.714 estudantes do ensino fundamental, em 644 escolas estaduais baianas. As unidades escolares que integram o programa adotam jornada diária com, no mínimo, sete horas, promovendo atividades educativas complementares. Quem opta pela Educação Integral tem direito a três refeições diárias, inclusive o almoço.

Entre os 10 macrocampos de conhecimento oferecidos pelo programa Mais Educação, a escola pode escolher seis, sendo um deles obrigatório, que é o acompanhamento pedagógico.