Secretário da Educação visita escolas na Ribeira

Fotos: Geraldo Carvalho - Ascom/Educação

O Colégio Estadual Paulo Américo, que também sedia o Centro Noturno de Educação da Bahia – Ceneb Maria Quitéria, e o Colégio Estadual Vitor Soares, ambos no bairro da Ribeira, foram as escolas visitadas, nesta quarta-feira (18), pelo secretário da Educação, Walter Pinheiro. Acompanhado do superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campelo, e dos diretores, Pinheiro conferiu os trabalhos pedagógicos realizados nas escolas, além da estrutura física e demandas das unidades. Desde o final do ano letivo de 2016, Pinheiro tem intensificado as visitas às unidades escolares, com o objetivo de preparar as escolas para a volta às aulas, nos aspectos pedagógicos e de infraestrutura.

“É bom conhecer escolas que vêm realizando uma transformação na estrutura pedagógica e que vêm de encontro com o projeto que estamos tentando trabalhar, voltado para o envolvimento e comprometimento dos professores e funcionários da escola. O Paulo Américo faz um bem-sucedido compartilhamento do local com o Ceneb, e o Vitor Soares, que atende a Educação Especial, desenvolve um método que muda a ideia dos estudantes de frente para o quadro e o professor de costas para a turma. Então a ideia é apresentarmos essas experiências a outras unidades e a secretaria apoiar ainda mais essas ações”, destacou o secretário Walter Pinheiro.

Para o diretor do Colégio Estadual Paulo Américo, Ricardo Monteiro, é fundamental a visita do secretário nas unidades escolares. “O bom dessas visitas é que não são programadas. O secretário aparece na escola, conhece a nossa realidade como funciona e sem nenhuma maquiagem. A partir daí ele pode avaliar qual tipo de assistência pode ser dada à gestão escolar. Também é interessante poder conversar sobre a estrutura pedagógica, administrativa e pessoal, além de nossa situação financeira”, relatou.

Já no Colégio Estadual Vitor Soares, Pinheiro pôde conhecer os projetos desenvolvidos e que auxiliam estudantes da Educação Especial. “A gente se sente acolhido pela Secretaria, por entender que somos uma escola diferenciada, que trabalha com educação inclusiva e aborda um público de multideficiências”, ressaltou o diretor Ivan Pedreira.