Secretário fala sobre projeto de prevenção às drogas nas escolas

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, participou, nesta segunda-feira (22/07), do lançamento do projeto Corra pro Abraço, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. A iniciativa promove a inclusão social da população usuária de drogas e faz parte da Política Estadual sobre Drogas, do Pacto pela Vida. Dentro desta política do Governo, a Secretaria da Educação desenvolve o Projeto de prevenção ao uso abusivo de drogas nas escolas.

Lançamento do Programa Viver sem drogas

O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Educação e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), executado pela Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC), Serviço de Extensão Permanente do Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB/Ufba). O objetivo é a capacitação dos gestores e educadores das instituições educacionais do Estado da Bahia no que diz respeito à Prevenção do Uso Abusivo de Drogas.

“É importante mobilizar professores, poder público e entidades sociais no combate ao uso de drogas. Não basta punir. Neste caso, a prevenção é um dos elementos mais importantes. E a prevenção passa pela Educação. Por isso, o trabalho deve ser desenvolvido também com os docentes e estudantes. A escola é uma importante aliada nesse processo”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

Telecorad – Como parte integrante deste projeto, está inserida a Central de Orientações e Referências em Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (TeleCorad) para atendimento gratuito aos professores da rede estadual e a toda a comunidade escolar, dando-lhes suporte na condução de situações relacionadas ao uso de drogas.

A central funciona na Faculdade de Medicina da Ufba, no Terreiro de Jesus – Pelourinho. Encaminhamentos aos serviços de saúde, assistência social e assistência jurídica também são realizados pelo TeleCorad, que atende pelo telefone 0800-075-5547. A iniciativa conta, ainda, com a participação da Ronda Escolar, atuando em conjunto com a Aliança de Redução de Danos.