Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Seminário debate desafios e práticas inovadoras da Educação de Jovens e Adultos
Seminário debate desafios e práticas inovadoras da Educação de Jovens e Adultos
Publicado em qua, 08/05/2024 - 16:26 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
Professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de nove municípios que formam o Núcleo Territorial de Educação do Piemonte da Diamantina II (NTE 16) estão participando do I Seminário Territorial do EJA. Em dois dias de evento, que prossegue até esta quarta-feira (8) no Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro, em Jacobina, os participantes estão recebendo ferramentas teóricas e práticas para aprimorar o currículo; desenvolver metodologias de ensino eficazes; e selecionar materiais didáticos adequados. Reunidos em grupos de trabalho, eles têm como meta discutir e propor alternativas para a melhoria contínua do trabalho pedagógico.
O evento reforça o compromisso político, social e pedagógico contínuo da Secretaria da Educação do Estado (SEC), a partir do desenvolvimento e aprimoramento da Educação Básica na Bahia, destacando a importância da colaboração e capacitação dos educadores para promover a alfabetização e reposição da escolaridade de jovens e adultos não realizada na infância e na adolescência. Em toda a Bahia, neste ano, estão sendo ofertadas mais de 25 mil vagas em 773 unidades de ensino. O primeiro dia da programação foi voltado para a parte teórica de instrumentalização e reflexão ampliada sobre o currículo, as metodologias e o acompanhamento de percurso.
Troca de experiências - Presente no encontro, os coordenadores da Educação de Jovens e Adultos da SEC, Carla Nogueira e Alexsandro Batista, abordaram as diferenças metodológicas entre a EJA e o ensino regular e apresentaram estratégias que proporcionam a construção de instrumentos de avaliação autênticos e formativos. “O seminário tem uma grande importância pela pauta exclusiva da EJA enquanto modalidade voltada para os estudantes que trabalham”, esclarece Carla Nogueira.
Para a professora de História, Renata Freitas, o encontro com a equipe que pensa as políticas públicas voltadas à EJA é fundamental. “Estamos atuando de forma colaborativa para um melhor entendimento dessa modalidade de ensino. A presença desses profissionais junto conosco, no chão da escola, é importante para nos orientar sobre a melhor forma de atingir esse público”, destacou.
Nazaré Costa, diretora do NTE 16, enfatiza a importância da formação contínua dos educadores para garantir o sucesso das políticas de acesso e a permanência dos alunos na escola. Ela destaca que a EJA apresenta especificidades, problemáticas e metodologias próprias que devem ser visibilizadas e que podem inspirar práticas pedagógicas adequadas. Para ela, a EJA é uma modalidade diferenciada, tanto para os educandos quanto para os educadores, e é crucial investir na capacitação dos profissionais para promover o sucesso acadêmico e profissional dos alunos.
Notícias Relacionadas
-
Abertura da 3ª edição do Deputado Jovem Baiano reúne 63 estudantes na Alba para vivência legislativa
-
Estudantes da rede estadual de Serrinha são premiados por projeto científico em evento da Samsung
-
Estudantes da rede estadual de Salvador e Lauro de Freitas visitam a Fenagro
-
Jovens cientistas criam copo biodegradável a partir do amido de mandioca e bagaço de cana
-
Competição nacional: estudantes da rede estadual são medalhistas na 2ª Olimpíada de Português
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Encontro Estudantil da rede vai reunir 5 mil estudantes na Arena Fonte Nova para mostra de projetos