Virada Educacional mobiliza escolas estaduais no interior

Foto: Divulgação/NRE 27

De Norte a Sul, de Leste a Oeste, os estudantes das escolas estaduais estão movimentando as cidades do interior com o #TransformaÊ: Virada Educacional Bahia, que acontece nesta terça-feira (9). O movimento educativo-cultural, proposto pela Secretaria da Educação do Estado, é marcado por 12 horas seguidas (das 8h às 20h), simultaneamente, de apresentações artísticas, culturais e de experimentos científicos, além de debates com a comunidade escolar e pais de alunos.

No Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, os estudantes indígenas realizaram exposição de adereços indígenas e uma oficina sobre a confecção de brincos, colares e outras objetos e indumentárias representativos do povo Pataxó. No Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, os futuros técnicos de nível médio apresentaram, dentre outras coisas, trabalhos na área de Tecnologia e prestaram serviços gratuitos à comunidade como tipagem sanguínea e aferição de pressão arterial.

No Colégio Estadual Polivalente, no município de Gandu, os estudantes apresentaram coreografias de dança, realizaram dramatização e releitura do filme ‘Tempos Modernos’, além de declamação de poemas, exposição de obras e apresentação de banda musical e da fanfarra. Já em Feira de Santana, no Colégio Estadual Uyara Portugal, os estudantes apresentaram uma peça de teatro e no Colégio Estadual João Barbosa de Carvalho teve oficina de turbantes e apresentação de peças elaboradas com papel.

Foto: Divulgação/NRE 06

Já no Colégio Estadual Maria Xavier Andrade Reis, na cidade de Presidente Tancredo Neves, os estudantes protagonizaram um Café Filosófico, além de aula de aeróbica; torneio de vôlei e handebol; oficinas de gêneros; de artes marciais, maculelê e capoeira e experimentos de Ciências da Natureza trabalhados em sala de aula. Os alunos também participaram de uma palestra sobre os riscos do uso de anabolizantes e as Doenças Sexualmente Transmitidas (DSTs), bem como promoveram uma roda de história com as pessoas de Terceira Idade.

Na região do Núcleo Regional de Educação 22, em Jequié, 40 escolas estaduais também participam do movimento. No Colégio Estadual Antônio Balbino, no município de Taperoá, os estudantes fizeram intervenções artísticas, apresentação de experimentos científicos, palestras e debates. As escolas da rede estadual do Baixo Sul também se engajaram no  #TransformaÊ. No Colégio Estadual Professor Rocha Pita, no município de Aratuípe, por exemplo, aconteceram apresentações artísticas e uma roda de conversas sobre o ano de 2016, além da formação de grupos de discussão sobre o tema “A escola que queremos”.