Secretaria promove debate sobre Educação do Campo

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nesta quinta-feira (30), das 8h30 às 12h, uma roda de conversa sobre a Educação do Campo. O encontro, intitulado II Colóquio Interativo: Além de tudo, pesquisador (a), ocorre no auditório da Secretaria, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, e é aberto ao público. O objetivo é apresentar pesquisas, desenvolvidas em dissertações de mestrado ou teses de doutorado, por colaboradores e servidores da Secretaria. A mediação da mesa será realizada pela professora-doutora da Universidade Estadual do Estado da Bahia (Uneb), Edite de Faria.

A assessora pedagógica da Secretaria da Educação, Valuza Saraiva, destaca que o evento é uma oportunidade de potencializar metodologias e questões levantadas durante os estudos realizados pelos servidores. “A ideia é apresentar esses trabalhos, associando às pesquisas ao conhecimento pedagógico, além de prestigiarmos o que é produzido por nossos educadores”, disse. Segundo Valuza, a ação também visa prestar uma satisfação à sociedade, pois as educadoras da Educação do Campo tiveram os estudos financiados, mediante parceria da Secretaria da Educação do Estado e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Educação do Campo
No Estado da Bahia, a Educação do Campo está presente nos 417 municípios baianos, em 718 escolas, abrangendo 75 mil estudantes, entre eles, agricultores familiares, camponeses e assentados e acampados de reforma agrária. Entre as ações desenvolvidas está a implementação do Programa Nacional da Educação do Campo, por meio da Escola da Terra, em 17 municípios baianos.

>> Saiba mais sobre Educação do Campo

Palestrantes:
- Givandete Evangelista – Pesquisa: “A Gestão da Política da Educação do Campo na Bahia”.
- Suzana Martins – Pesquisa: “A Gestão das Classes Multisseriadas na Educação do Campo no município de Inhambupe (BA)”.
- Lindinalva Gonçalves – Pesquisa: “O Uso dos Resultados do Avalie Ensino Médio regular no Planejamento da Gestão na Direc 24 - Caetité - Bahia”.