Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Ações Prioritárias
Ações Prioritárias
Diagnóstico das Escolas do Campo
Trata-se do estudo da situação da Educação do Campo em que serão mapeadas as condições reais de funcionamento das escolas nos 416 municípios da Bahia, identificando seus limites enquanto instituições de ensino e de aprendizagem; desafios apresentados para o cumprimento de sua missão e as potencialidades a elas vinculadas, com o propósito de buscar indicativos que subsidiem a formulação e a implementação de políticas de educação básica do/no campo.
Construção das Diretrizes Estaduais da Educação do Campo
Elaboração de um documento base que subsidie e oriente o sistema público de ensino no processo de institucionalização e implementação da Educação do Campo no Estado da Bahia. O processo inclui a realização de seminários regionais e Seminário Estaduais com a participação de educadores, gestores municipais de educação, movimentos sociais e sindicais do campo, educandos, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, gestores das Diretorias Regionais de Educação (Direc) e universidades.
Implementação da Lei 11.352/2008, que institui o Programa Estadual de Apoio Técnico-Financeiro às Escolas Família Agrícola – EFAs e Escolas Familiares Rurais – EFRs do Estado da Bahia.
Atualmente 31 Escolas estão sendo contempladas com recursos financeiros que beneficiam 3.830 estudantes, sendo 1.414 do Ensino Fundamental II e 1.416 do Ensino Médio, com atendimento especifico por meio da Pedagogia da Alternância.
Atendimento às escolas do campo com organização multissérie
Conjunto de ações financiadas com recurso oriundo do Convênio FNDE nº 703377/2010:
-
Formação continuada de profissionais que atuam nas escolas do campo/multisseriadas
Formação de 240 horas para professores-multiplicadores – técnicos municipais, desenvolvida em parceria com as universidades públicas, com intuito de fortalecer o processo de organização do trabalho pedagógico das escolas do campo/ multisseriadas; -
Construção das Diretrizes Curriculares para as Classes Multisseriadas
Documento base orientador da prática pedagógica dos profissionais que atuam em escolas/ classes organizadas em multissérie, traduzindo as questões pedagógicas inerentes ao processo formativo dos educandos/as e educadores/as, numa perspectiva de nortear e fortalecer as práticas desenvolvidas e principalmente reconhecer a especificidade dessa organização de ensino, avançando principalmente no papel do educador para além da condição de mero observador no processo de ensino e de aprendizagem. -
Acompanhamento e monitoramento do processo de atendimento às escolas do Campo/multisseriadas.
Ação de apoio às equipes municipais de educação com intuito de identificar os avanços, necessidades e impactos no processo de ensino – aprendizagem, com orientações para superar os fatores dificultadores identificados na execução das ações.
Dialogo com a sociedade civil organizada e parceria
Ações/atividades que fortalece o dialogo com diferentes movimentos sociais e sindicais do campo e entidades, visando a ampliação das discussões e debates; bem como aprofundamento de questões inerentes ao processo de construção da política estadual da educação do campo. Dentre as entidades parceiras, destaca-se o Fórum Estadual da Educação do Campo, o MOC- Movimento de Organização Comunitária, REFAISA, AECOFABA, etc.
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