Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltados para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Os objetivos da IV Conferência Nacional são: contribuir para tornar as unidades escolas em espaços educadores sustentáveis; fortalecer a escola e a comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental; Contribuir para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e para a consecução das Metas do Milênio; em âmbito nacional, elaborar um conjunto de propostas que possam contribuir com a formulação de políticas públicas em favor de escolas sustentáveis. O tema é proposto pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente - Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis.

Entre 2003 e 2009, em suas três versões, a Conferencia Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente já mobilizou mais de 3 mil unidades escolares das redes municipais, estadual e privadas na Bahia e, em todo Brasil mais de 10 milhões de pessoas.

Em 2018, dar-se-á continuidade a esse processo pedagógico, participativo e democrático, que reúne estudantes, professores e comunidade escolar para pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, elaborar um projeto de ação com o objetivo de transformar a realidade e escolher representantes que levam adiante as ideias acordadas entre todos.

A III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem como tema: “As Escolas da Bahia Cuidando das Águas”. Os jovens se encontrarão para ouvir, falar e divulgar suas ideias e ações, contribuindo para a construção de um futuro sustentável para suas escolas, comunidades, municípios, territórios, regiões, para o Brasil e o Planeta.

Durante a Conferência Estadual serão apresentados e selecionados os projetos de ação construídos nas etapas anteriores, trazendo a dimensão social e política sobre a questão da Água em seus múltiplos aspectos.