Avaliação Internacional

A presença do Brasil nas avaliações internacionais se justifica na medida em que, por meio desses estudos, são construídos e definidos parâmetros internacionais de qualidade da educação. Esses parâmetros ajudam o país na definição e adoção de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino e ainda comparam a educação do país com os demais partícipes.

Atualmente, o estado da Bahia tem participado de algumas avaliações internacionais como o “Programme for International Student Assessment” - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA, a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem – TALIS e o Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (TERCE).

PISA
Em 2015, na sua sexta edição, o PISA inovou a sua aplicação com a realização de provas  totalmente no computador. Os estudantes responderam, no primeiro dia, uma prova contendo questões de leitura, matemática e ciência e no segundo dia, a prova de letramento financeiro.

A cada três anos o PISA realiza as avaliações, amostralmente, nas áreas de leitura, matemática e ciência e, em cada aplicação, o foco da pesquisa é em uma área. Em 2015, os estudos se concentraram em ciências.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) sorteou 35 escolas para participar do PISA na Bahia. No entanto, uma unidade escolar não pode participar por não atender ao público que deveria ser objeto da avaliação: estudantes com 15 anos de idade.

Como houve uma inovação na forma de aplicação das provas, que foram totalmente eletrônicas, os dados de desempenho precisam ser analisados com cautela e não poderão ser comparados com os resultados de anos anteriores que não tiveram a aplicação eletrônica.

Os resultados do PISA aplicado em 2015 serão divulgados no portal do INEP em meados de 2016. Qualquer ranking entre países deve ser evitado, considerando: a participação de cada país na edição do programa, o contextos diferenciados  e questões relativas à aplicação das provas.

Para obter mais informações sobre os resultados das edições anteriores do  PISA, é preciso acessar o porta do INEP, por meio do endereço eletrônico: http://portal.inep.gov.br/internacional-novo-pisa-resultados

Pesquisa TALIS
A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey -TALIS) apresenta  dados comparáveis internacionalmente sobre o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho dos professores nas escolas de diversos países do mundo, com o objetivo de fornecer informações sobre esses ambientes e as condições de trabalho que possibilitem subsidiar os  países em relação à revisão e definição de políticas para o desenvolvimento de uma profissão docente de alta qualidade.

As contribuições dessa pesquisa são verificadas nas análises comparadas que são apresentadas. Essas análises permitem verificar os desafios enfrentados por países semelhantes e as ações implementadas para superar ou contornar esses desafios.

Participam da pesquisa os professores dos anos finais do ensino fundamental e seus respectivos diretores em escolas públicas e privadas.

Até o momento, duas rodadas da pesquisa foram realizadas no Brasil, uma em 2007 e outra em 2013.

Para conhecer mais sobre a pesquisa TALIS, acesse o portal do Inep, por meio do endereço http://portal.inep.gov.br/web/talis/resultados

TERCE
O Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (TERCE), promovido pelo Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), é fruto do esforço conjunto da UNESCO/Santiago e dos seguintes países da região da América Latina e Caribe que participam do estudo: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e o estado mexicano de Nuevo Leon.

O TERCE avalia estudantes do ensino fundamental de 3ª série/4º ano e 6ª Série/7ºAno em leitura, escrita, matemática e ciências. As provas são culturalmente adequadas para cada país e não medem apenas o rendimento de aprendizagem. O TERCE também desenvolve um estudo dos fatores da escola e da sociedade, associados a esse rendimento de aprendizagem.

Para conhecer mais informações sobre o TERCE, é preciso acessar o portal do Inep, por meio do endereço eletrônico: http://portal.inep.gov.br/terce