Escolas
Educação Básica
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Educação para a Diversidade
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Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
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Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
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Educação Superior
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Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Programa Saúde na Escola – PSE
Programa Saúde na Escola – PSE
O planejamento do PSE no município deve contemplar as seguintes ações:
- Saúde Ambiental;
- Promoção da atividade física;
- Alimentação saudável e prevenção da obesidade;
- Promoção da cultura de paz e direitos humanos;
- Prevenção das violências e dos acidentes;
- Prevenção de doenças negligenciadas;
- Verificação da situação vacinal;
- Saúde sexual e reprodutiva;
- Prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas;
- Saúde bucal;
- Saúde auditiva;
- Saúde ocular;
- Prevenção à Covid-19, e
- Saúde Mental.
A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é a base do Programa Saúde na Escola e sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós!
QUEM PARTICIPA?
Com a universalização, a partir de 2013, todos os municípios do estado da Bahia estão aptos a participar do Programa Saúde na Escola. Podem participar todas as equipes de Atenção Básica e Unidades Escolares Públicas, independente da esfera administrativa, relacionadas no sistema E-GESTOR. Importante ressaltar que as unidades escolares pactuadas com suas ações devem contemplar todos estudantes matriculados.
GESTÃO DO PSE
A proposta do PSE é centrada na gestão compartilhada por meio dos Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTI), numa construção em que tanto o planejamento quanto a execução, monitoramento e a avaliação das ações são realizados coletivamente, de forma a atender às necessidades e demandas locais. O trabalho no GTI pressupõe, dessa forma, interação com troca de saberes, compartilhamento de poderes e afetos entre profissionais da saúde e da educação, educandos, comunidade e demais redes sociais.
Por essas razões, os GTIs devem ser compostos por representantes das Secretarias da Educação e da Saúde e outros parceiros locais representantes de políticas públicas e/ou movimentos sociais (cultura, lazer, esporte, transporte, planejamento urbano, sociedade civil, setor não governamental, entre outros), assim como pelos educandos.
A gestão intersetorial compartilhada se dá em todas as esferas de governo e é fundamental para construir ações integrais de educação e saúde. É no diálogo entre os representantes dos diferentes setores que será possível aprofundar saberes e constituir práticas que considerem as potencialidades e vulnerabilidades do território, assim como a criação de atividades que promovam atuação compartilhada e fortalecida junto à comunidade, tendo a escola e a unidade de saúde como instituições provocadoras. Neste contexto, é de suma importância que o município construa e fortaleça o seu Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M) e, para isso, disponibilizamos o caderno com Orientações para a formação do grupo de trabalho intersetorial municipal e sustentabilidade das ações na Bahia.
GRUPO DE TRABALHO INTERSETORIAL ESTADUAL (GTIE/BA)
Visando implantar o grupo responsável pela proposição e gestão das ações do PSE no Estado, em 2013, foi instituído, por meio da Portaria Conjunta SEC/SESAB nº 03, de 26 de julho de 2013, o GTI-E PSE (Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do Programa Saúde na Escola) composto pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES/BA), Conselho de Juventude do Estado da Bahia, União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado da Bahia (Undime/BA) e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado da Bahia (COSEMS/BA), possibilitando uma maior integração das ações acerca da temática, assim como, fomenta a elaboração de políticas públicas voltadas para a Saúde na Escola. A coordenação do referido grupo é compartilhada entre a Diretoria de Execução das Políticas Públicas para a Educação Básica (representando a SEC) e a Diretoria de Atenção Básica (representando a SESAB), conforme Portaria Conjunta SEC/SESAB nº 001/2016, de 19 de fevereiro de 2016.
Considerando as peculiaridades do PSE, as demais instituições que compõem o GTI-E desenvolvem atividades para orientar, instrumentar e potencializar o Programa em todo o Estado, apoiando os municípios e fortalecendo a sua implantação e implementação.
>> Decreto Presidencial nº 6.286/2007
>> Portaria Interministerial 1.055 de 25/04/2017 - Redefine critérios para a adesão
Mais informações: https://aps.saude.gov.br/ape/pse
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