Controle e participação social | escolas

Controle e participação social

Controle e participação social

O diá­logo com di­fe­rentes atores so­ciais tem sido um marco para a cons­trução de po­lí­ticas pú­blicas no Es­tado da Bahia. Foi assim com o PPA Par­ti­ci­pa­tivo, tem sido assim com as Con­fe­rên­cias Es­ta­duais, in­clu­sive, com a Con­fe­rência Es­ta­dual de Edu­cação e Ca­ra­vanas da Edu­cação. O mesmo acon­tece com a po­lí­tica pú­blica da Edu­cação Pro­fis­si­onal.

Vá­rios se­mi­ná­rios ter­ri­to­riais e com mo­vi­mentos so­ciais, en­con­tros de Edu­cação Pro­fis­si­onal e Feira de Ci­ência e Tec­no­lo­gias So­ciais de Edu­cação Pro­fis­si­onal estão sendo pro­mo­vidos pelo Go­verno do Es­tado. Abordam ques­tões como a edu­cação pro­fis­si­onal e o de­sen­vol­vi­mento so­ci­o­e­conô­mico am­bi­ental, a edu­cação pro­fis­si­onal nas di­men­sões so­ci­o­am­bi­ental, econô­mica e am­bi­ental e so­ci­o­e­conô­mica, além da di­ver­si­dade e a edu­cação pro­fis­si­onal. A ori­en­tação e cer­ti­fi­cação pro­fis­si­onal en­quanto po­lí­ticas pú­blicas em cons­trução e a edu­cação pro­fis­si­onal como po­lí­tica pú­blica na pers­pec­tiva dos di­reitos so­ciais também estão entre os temas dis­cu­tidos co­le­ti­va­mente.

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Esses eventos reúnem ges­tores pú­blicos, tra­ba­lha­dores, agri­cul­tores fa­mi­li­ares, edu­ca­dores, em­pre­sá­rios dos di­versos se­tores da eco­nomia re­gi­onal, am­bi­en­ta­listas, re­pre­sen­tantes de mo­vi­mentos so­ciais, pais e es­tu­dantes dos Cen­tros Ter­ri­to­riais, Es­ta­duais e uni­dades de en­sino que ofertam Edu­cação Pro­fis­si­onal.

O ob­je­tivo é pro­por­ci­onar uma re­flexão sobre os de­sa­fios da Edu­cação Pro­fis­si­onal, en­vol­vendo os ter­ri­tó­rios, e iden­ti­ficar ações que possam me­lhor ori­entar os in­ves­ti­mentos do Go­verno da Bahia em re­lação à am­pli­ação da Edu­cação Pro­fis­si­onal. Con­tri­buem, nesse sen­tido, para le­vantar as ocu­pa­ções e ha­bi­li­ta­ções téc­nicas e pro­fis­si­o­nais que me­lhor atendem às ne­ces­si­dades lo­cais e ter­ri­to­riais.

A grande pers­pec­tiva, no en­tanto, com esses es­paços de diá­logo, é criar con­di­ções para que essas po­lí­ticas pú­blicas sejam cons­truídas co­le­ti­va­mente e im­ple­men­tadas a partir do olhar da so­ci­e­dade, in­clu­sive, para que haja o acom­pa­nha­mento dos in­ves­ti­mentos feitos pelas di­fe­rentes es­feras de go­verno e per­ma­nente con­trole so­cial.

 

Fórum Estadual de EP: Mais con­trole e par­ti­ci­pação so­cial

O Fórum de Edu­cação Pro­fis­si­onal da Bahia é uma ins­tância con­sul­tiva, foi criado pela Se­cre­taria da Edu­cação em 2006 e re­a­ti­vado em ou­tubro de 2009. Ob­je­tiva for­ta­lecer a Po­lí­tica Pú­blica de Edu­cação Pro­fis­si­onal da Bahia, opor­tu­ni­zando maior con­trole e par­ti­ci­pação so­cial na gestão.

O Fórum reúne di­fe­rentes atores so­ciais para a ar­ti­cu­lação, dis­cussão e troca de ex­pe­ri­ên­cias sobre a Edu­cação Pro­fis­si­onal no Es­tado. Além de re­pre­sen­tantes dos Cen­tros Ter­ri­to­riais, Es­ta­duais e uni­dades que ofertam Edu­cação Pro­fis­si­onal no Es­tado, agrega re­pre­sen­tantes da so­ci­e­dade civil, ges­tores pú­blicos, da Es­cola Téc­nica de Saúde, da Es­cola de Dança da Fun­dação Cul­tural, Uni­ver­si­dades Es­ta­duais e Fe­de­rais, Ins­ti­tutos Fe­de­rais e o Sis­tema S.

O Fórum reúne, também, re­pre­sen­tantes de en­ti­dades co­mu­ni­tá­rias, como a Es­cola Fa­mília Agrí­cola, dos Ter­ri­tó­rios de Iden­ti­dade, se­tores em­pre­sa­riais, sin­di­cais, mo­vi­mentos so­ciais, ges­tores pú­blicos de se­cre­ta­rias do Es­tado e ins­ti­tui­ções re­pre­sen­ta­tivas dos mu­ni­cí­pios, como a União Na­ci­onal dos Di­ri­gentes Mu­ni­ci­pais de Edu­cação (Un­dime).

O Fórum de Edu­cação Pro­fis­si­onal da Bahia é uma ins­tância de­mo­crá­tica, plural, não par­ti­dária e su­prains­ti­tu­ci­onal para acom­pa­nhar as po­lí­ticas pú­blicas de Edu­cação Pro­fis­si­onal na Bahia e no Brasil, po­dendo fazer pro­po­si­ções que con­tri­buam para o aper­fei­ço­a­mento desta po­lí­tica pú­blica no Es­tado.

 

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