Currículo

Currículo

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através da SUPED, Diretoria de Currículos e Inovações Pedagógicas  está atuando com grandes ações curriculares que  além de orientar as ações nas escolas da  rede estadual,  convergem e estão  subsidiando  a construção/ elaboração da  proposta Curricular denominada  "Currículo Bahia".

Foram construídas e estão sendo implementadas nas escolas de Ensino Médio da rede, as Orientações Curriculares do Ensino Médio – OCEM.  Este documento, construído em parceria com  diversos sujeitos envolvidos no processo de formação dos estudantes baianos, pretende ser uma referência para os currículos escolares do Ensino Médio da rede estadual da Bahia numa perspectiva que busca favorecer o diálogo entre a educação científica, humanística e integral por meio da valorização da cultura, do aprimoramento da relação teoria e prática, da criação de metodologias criativas e transformadoras e da utilização de novas tecnologias.

As Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para organização do Trabalho Pedagógico  no Ensino Fundamental de Nove Anos é o documento  de referência da Secretaria da Educação para subsidiar as unidades escolares de Ensino Fundamental da rede  estadual da Bahia, na estruturação de seus currículos.

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC está sendo construída com a participação de toda a sociedade e vem sendo realizadas diversas   mobilizações  para participação efetiva dos estudantes e educadores baianos (de todas as redes de ensino e de todos os territórios do estado) na construção coletiva da BNCC. Além disso, a Comissão Estadual da BNCC  vem promovendo  ações mobilizadoras  com diversas  instituições que atuam na área educacional para participarem de forma propositiva neste processo de construção da BNCC. Já foi apresentado a Versão 2 do documento. A terceira etapa da consulta pública ocorrerá no mês de junho de 2016, quando  será realizado o Seminário Estadual da BNCC para a discussão e validação do documento.

A SUPED, através da DIRC,  vem realizando estudo para a reorganização das Matrizes Curriculares da Educação Básica e suas Modalidades, na perspectiva de atender ás demandas atuais da política pública educacional e do ordenamento jurídico. As diretrizes de Avaliação de Aprendizagem para as unidades escolares da rede estadual,  estão sendo reorganizadas, com  a participação com os professores da rede e as equipes pedagógicas dos Núcleos Regionais de Educação  considerando as demandas e necessidade apresentadas pelas escolas e pelos NRE.