Publicações

Publicações

- Livros e Cartilhas

  • Nosso Povo – Leituras Kiriri –Educação Diferenciada na Visão do Povo Kiriri acompanhado do Caderno de Orientação Metodológica.
    Livro didático produzido pelos professores Kiriri para atender aos alunos do Ensino Fundamental acompanhado do Caderno de Orientação Metodológica para subsidiar a prática pedagógica dos professores.
     
  • Leituras Pataxó – Raízes e Vivencias do Povo Pataxó nas escolas, acompanhado do Caderno de Orientação Metodológica.
    Livro didático produzido pelos professores Pataxó destinado aos alunos do Ensino Fundamental acompanhado do Caderno de Orientação Metodológica para subsidiar a prática pedagógica dos professores.
     
  • Ler e escrever – Alfabetização nas escolas Kiriri e Kaimbé
    Cartilha destinada aos alunos das primeiras séries de escolaridade, do processo de alfabetização. Retrata nas imagens (desenhos) e textos, a cultura, a história e os saberes dos povos Kiriri e Kaimbé e tem como objetivo constituir-se num material alternativo para alfabetização das crianças, jovens e adultos Kiriri e Kaimbé.
     
  • Alfabetizando nas escolas Pataxó
    Cartilha destinada aos alunos das primeiras séries de escolaridade, do processo de alfabetização. Retrata nas imagens (desenhos) e textos, a cultura, a história e os saberes do povo Pataxó e tem como objetivo constituir-se num material alternativo para alfabetização das crianças, jovens e adultos Pataxó.
     
  • Vivendo, lendo e escrevendo a história Pataxó hãhãhãe
    Cartilha destinada aos alunos das primeiras séries de escolaridade, do processo de alfabetização. Retrata nas imagens (desenhos) e textos, a cultura, a história e os saberes do povo Pataxó hãhãhãe e tem como objetivo constituir-se num material alternativo para alfabetização das crianças, jovens e adultos Pataxó hãhãhãe.
     
  • Tuxá Ibotirama
    Vida e Cultura do Povo Tuxá de Ibotirama – Livro destinado aos alunos e professores das escolas indígenas, constituindo-se num material base para a construção coletiva de um texto mais amplo sobre a história e cultura do Povo Tuxá.

- Videos

  • Formatura Magistério Indígena - Secretaria da Educação do Estado da Bahia – 2011
    A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com o IAT, promove a formatura do Curso de Magistério Indígena no dia 20 de maio de 2011, às 16 horas, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, com a presença do governador do Estado Jaques Wagner. A ação é parte integrante do Plano de Trabalho Operativo – compromisso estabelecido entre Governo do Estado e Povos Indígenas. A solenidade de formatura dos 101 professores será realizada com a presença, também, do Secretário da Educação Osvaldo Barreto, de 70 lideranças indígenas convidadas, representações da FUNAI, secretarias municipais de Educação, organismos vinculados aos povos indígenas, organizações indígenas e indigenistas.
     
  • Dois dedos de prosa – Educação escolar Indígena - TV Anísio Teixeira – 2010
    Prosa entre especialistas baianos que desenvolvem pesquisas na área da educação - Jornalismo Especializado em Educação / TV Anísio Teixeira. Nesta edição, os pesquisadores Rosilene Tuxá e Jucimar Pereira conversam sobre Educação Escolar Indígena, mediados por Nelma Barbosa.
     
  • Conferência Regional de Educação Escolar Indígena – 2009
    Indígenas de 24 povos que vivem na Bahia, em Alagoas e em Sergipe realizam em Salvador, uma conferência regional para debater temas como educação, território e gestão e eleger os seus representantes à 1ª Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena. O objetivo da conferência regional é elaborar resoluções para serem compartilhadas na Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena. Nas etapas regionais, os participantes realizam discussões pautadas em cinco eixos temáticos: educação escolar, territorialidade e autonomia dos Povos Indígenas; práticas pedagógicas indígenas; políticas, gestão e financiamento da educação; participação e controle social; diretrizes para a educação escolar indígena.