Transversalidade

Transversalidade

Os temas transversais contribuem para formação humanística, compreensão das relações sociais, através de situações de aprendizagens que envolvem a experiência do/a estudante, temas da atualidade, assim como, conteúdos tradicionais, criando eixos geradores de saberes. Partimos do pressuposto de que não deve haver omissões em relação a temáticas sociais que podem permear os assuntos tratados por professores em suas aulas ou serem colocados por estudantes de acordo com seus interesses e/ou afinidades com um componente curricular específico. Desse modo, busca-se o trato com o conhecimento numa perspectiva de superação de uma concepção fragmentada e descontextualizada.

No planejamento coletivo do ano letivo, todas as modalidades, cursos, etapas e séries/anos devem assegurar o trato com as temáticas transversais: Educação Ambiental, Educação para Saúde, e Educação Fiscal. Essas temáticas, que perpassam todo o currículo da Educação Básica, contribuem, para o enfrentamento das desigualdades sociais, com a construção de conhecimentos contextualizados e interseccionados, potencializando os diálogos inter e transdisciplinares, envolvendo todas as áreas de conhecimento: humanas, da natureza, matemática de códigos e linguagens.
Educação Ambiental
A Educação Ambiental (EA) trabalhado como eixo temático de caráter transversal, deve permear por todas as disciplinas de nosso currículo escolar,buscando contextualizar o compromisso com mudanças de valores, comportamentos e atitudes, devendo ser estudada e discutida em todas as modalidades do ensino formal. Com a inserção da Educação Ambiental nas suas práticas pedagógicas, o educador oportuniza a aquisição de conhecimentos através da interdisciplinaridade, e ao mesmo tempo possibilita o
respeito à diversidade biológica, cultural e étnica.
 
Os elementos conceituais que orientam a Educação Ambiental devem ser trabalhados no Projeto Político Pedagógico, observando sempre a cultura local, destacando a importância de que o tema desperta a condição de cidadania, conscientiza para corresponsabilidade das ações coletivas, visando à qualidade de vida, e fomenta a construção dos valores sociais, tendo como foco a sustentabilidade socioambiental.
 
A educação ambiental tem como objetivo preparar cidadãos para reflexão crítica, emancipatória e transformadora, assim como incentivar o protagonismo juvenil na busca permanente e responsável para a preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo que a defesa da qualidade ambiental é um valor inseparável do exercício da cidadania.
 
Trabalhar educação ambiental numa visão crítica é promover ambientes educativos de mobilização de processos de intervenção sobre a realidade e seus problemas socioambientais; propiciar a relação ensino-aprendizagem de forma a contribuir para um exercício de cidadania ativa; incorporar atitudes voltadas para valores éticos e de justiça social, pois essas atitudes fortalecem as ações.
 
Assim, trabalhar criticamente a temática ambiental significa ir além dos conteúdos científicos, mas para que ela aconteça de modo emancipatório, é necessário adotar práticas pedagógicas que privilegiem a participação dos estudantes através de situações problema que propiciem uma análise crítica da realidade. Com o objetivo de fortalecer os processos pedagógicos e favorecer a construção de valores sociais, de habilidades, competências voltadas para a promoção da sustentabilidade e qualidade de vida, foi desenvolvido o Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional (ProEASE), que contempla os princípios, diretrizes e linhas de ação que possibilitam fortalecer e orientar a educação ambiental nos sistemas de ensino do Estado da Bahia, abaixo algumas ações desenvolvidas, pautadas no referido programa e na legislação vigente.
 
 
Para potencializar as discussões e debates é de suma importância estimular o interesse pelas questões socioambientais utilizando temas chave para a Educação Ambiental a partir da percepção dos conflitos ambientais locais, conforme Anexo 01 do Programa de Educação Ambiental do Estado da Bahia (PEA-BA) disponível em clicando aqui.