Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum (BNC) faz parte da implementação de Metas e Estratégias do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014). A BNC deve determinar os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros  das 3 etapas da Educação Básica  (Educação Infantil,  Ensino Fundamental e Ensino Médio) devem aprender.

A Secretaria da Educação, desde 2015, realiza ações pedagógicas de discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, com a homologação da BNCC no dia 20 de dezembro de 2017, por meio da Resolução CNE/CP nº 02/2017, essas ações serão aprofundadas e estendidas a todo o estado da Bahia.

O Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) disponibilizaram material de divulgação e informação para a discussão sobre a BNCC em todas as redes e escolas públicas e privadas do país.

No dia 6 de março realizamos o “Dia D” da Base com  apresentação, orientações e compartilhamento de materias para que os debates sobre a BNCC aconteçam  junto às equipes técnicas das secretarias municipais, equipes gestoras, coordenadores pedagógicos, professores, pais e estudantes em cada unidade escolar. Além do “Dia D”, a discussão sobre a BNCC deve se estender ao longo do ano, uma vez que a BNCC define o que todos os estudantes têm o direito de aprender e será referência para a (re)elaboração dos currículos em todas as redes do país.

>> Documentos norteadores para a realização do Dia D da BNCC nas Unidades Escolares

>> Clique aqui e fique por dentro do movimento em todo o Brasil

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a BNCC

Documentos anteriores