Olimpíadas Científicas

Olimpíadas Científicas

Olimpíada de Língua Portuguesa
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
 
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Participam professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) a 3ª série do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1ª série no EM; Artigo de opinião na 2ª e 3ª séries do EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
 
Olimpíada Brasileira de Matemática
A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
 
Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o IMPA, elaborou um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral.
 
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dirigida aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias de educação dos estudantes participantes também concorrem a prêmios.
 
Olimpíada Brasileira de Física
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP)  é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa é destinado exclusivamente a estudantes do Ensino  Médio e do último ano (9o ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas, onde podem participar estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que houver pelo menos um professor responsável. Para indicação do(s) professor(es) responsável(is), cada  Escola deverá preencher o cadastro de credenciamento on-line seguindo o calendário da OBFEP. Mais informações podem ser obtidas no Portal: www.obfep.org.br
 
Olimpíada Brasileira de Geografia
Podem participar da OBG estudantes regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas, no 9º ano do Ensino Fundamental, ou nos 3 anos do Ensino Médio. Mais informações podem ser obtidas no Portal: www.obg.net.br.