Capoeira nas Escolas

Não obstante, a Lei 11.645 de 10 de março de 2008, que se refere à inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” nos currículos oficiais das redes públicas de ensino, deliberou que os conteúdos referentes a essa temática sejam “ministrados no âmbito de todo o currículo escolar”.

Isso contempla o trato com a capoeira de maneira contextualizada, não só pela educação física, mas também por outras áreas do conhecimento, como a história, geografia, artes, língua portuguesa entre outras, numa perspectiva transversal e interdisciplinar, ampliando dessa forma a visão do significado histórico-social dessa manifestação.

Ressaltamos ainda a vinculação desse projeto aos princípios que referenciam a proposta pedagógica da Secretaria da Educação, que consideram a cultura como a grande matriz do conhecimento, assegurando o respeito à diversidade étnico-racial e cultural, a valorização da cultura da paz, considerando a educação como um processo de inclusão social e a escola pública uma referência de qualidade social.