Avaliações Externas | escolas

Avaliações Externas

Avaliações Externas

As Avaliações Externas são idealizadas e construídas fora do domínio dos estabelecimentos a serem avaliados. Têm por objetivo a produção de informações sobre o desempenho dos estudantes, o acompanhamento e monitoramento das metas de cada instituição de ensino e a identificação da qualidade dos sistemas de ensino e de instituições no âmbito federal, estadual e municipal. Essas
informações subsidiam a elaboração ou reformulação de políticas públicas dos
sistemas e níveis de ensino.

As avaliações externas são também utilizadas para prestar contas à sociedade sobre a aprendizagem que se desenvolve nas unidades escolares da educação básica e nas universidades públicas e privadas.

Na educação básica é possível encontrar resultados de escolas nas avaliações realizadas pelo Governo Federal, mediante o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Nesse sistema há três avaliações:

- ANRESC - Avaliação Nacional do Rendimento Escolar
- ANEB - Avaliação Nacional da Educação Básica
- ANA - Avaliação Nacional da Alfabetização

Na educação superior, o Governo Federal realiza o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, a cada três anos. Para maiores informações acesse o portal do Inep.

Publicações

>> Clique aqui para conhecer os resultados das escolas participantes do Avalie, os boletins dos estudantes, as habilidades avaliadas, o sistema de avaliação, as revistas pedagógicas e os dados dos questionários. 

>> Clique aqui para ter acesso ás publicações do Sistema Avalie. 

Notícias Relacionadas