Avaliações Internacionais

Esses estudos são construídos para avaliar os sistemas de ensino e o ambiente de aprendizagem dos países participantes. A presença do Brasil nessas avaliações internacionais se justifica pois, por meio desses estudos, são construídos e definidos parâmetros internacionais de qualidade da educação. Esses parâmetros ajudam o país na definição e adoção de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino e ainda comparam a educação do país com os demais partícipes.

Atualmente, o estado da Bahia tem participado de algumas avaliações internacionais como o “Programme for International Student Assessment”  - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), o Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (TALIS) e o Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (TERCE), promovido pelo Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE).

Pisa

Pisa - Resultados

Em sua quinta participação no Pisa, em 2012, que tinha o foco em matemática e cujos resultados devem ser comparados com os da edição de 2003, o Brasil melhorou o desempenho considerando a média das três áreas, e quando comparado com 2003, foi o país que mais cresceu em Matemática. Confira os resultados

Quadro comparativo dos resultados do Brasil no PISA desde 2000

Pisa 2000

Pisa 2003

Pisa 2006

Pisa 2009

Pisa 2012

Número de alunos
participantes

Leitura

Ciências

Países participantes
Atualmente, participam do Pisa os 34 países membros da OCDE e vários países convidados. Os resultados do PISA 2012 congregaram 65 países, entretanto este total congrega algumas economias que não podem ser consideradas países, como Hong Kong, Macao, Shangai e Taiwan. Durante as edições também ocorrem alterações entre os participantes, em 2012 foram incluídos Vietnam, Chipre, Costa Rica, Emirados Árabes Unidos e Malásia. Outros países participaram da edição do PISA 2009 e saíram da edição do PISA 2012, como Panamá, Trinidad e Tobago, Quirguistão, Azerbaijão e Dubai (EAU). Essas alterações mostram que o estabelecimento de qualquer ranking entre países deve ser evitado, considerando: a participação de cada um de edição para edição do programa, o contextos diferenciados dos países e questões relativas à aplicação das provas.

O Brasil é o único país sul-americano que participa do Pisa desde sua primeira aplicação, tendo iniciado os trabalhos com esse programa em 1998.

Para obter mais informações sobre o PISA, leia o Relatório Nacional PISA 2012.
Segue material com exemplos de itens de Matemática e de leitura que já foram utilizados no PISA de edições anteriores. Esses modelos de itens servem para entendermos o que é cobrado dos alunos que participam dessa avaliação.