Cardápio e Per Capitas

Alimentación
Escolar
Escolar

Os cardápios da Alimentação Escolar atendem à normatização e aos objetivos estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contemplam, ainda, os preceitos básicos da nutrição, incluindo composição nutritiva satisfatória, equilíbrio entre os nutrientes e variedade de alimentos e preparações, com o intuito de evitar a monotonia alimentar. Os cardápios são cuidadosamente pensados e elaborados pelos nutricionistas responsáveis que, durante o planejamento, levam em consideração alguns fatores como a utilização de alimentos seguros, que respeitem a cultura, as tradições, a vocação agrícola e os hábitos alimentares saudáveis dando preferência aos produtos básicos e priorizando os semi-elaborados e in natura, contribuindo, assim, para o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes e para a melhoria do rendimento escolar.

Per Capita

Per capita é a quantidade suficiente de alimentos por pessoa para compor uma refeição. Cada alimento tem um valor per capita no cardápio. É muito importante que este valor seja respeitado.

Exemplo:
Se em uma receita constar 20 gramas de ovos, é só calcular o per capita da
receita multiplicando-se a quantidade de ovos pelo número de refeições a serem preparadas.
Um ovo equivale a 50 gramas
20 gramas de ovos X 100 alunos = 2000 gramas de ovos
2000 gramas de ovos dividido por 50 gramas = 40 ovos

Dicas de preparação dos alimentos

Carne macia: acrescente gotas de suco de abacaxi na carne ainda crua.

Mandioca: se não quiser consumir no mesmo dia em que comprou, descasque e coloque em uma vasilha coberta com água dentro da geladeira. Mas, se for consumir em um período ainda mais longo, descasque e coloque para congelar, acondicionando em saco plástico apropriado para alimentos.

Fruta com cor viva depois de descascada: borrife-a com suco de limão ou abacaxi.

Ovos fatiados: molhe a faca na água fria antes de cada corte.

Cebola sem lágrimas: deixe-a de molho em uma bacia com água por uma hora.

Alface verdinha: lave bem as folhas e enxágüe-as. Coloque-as em uma vasilha bem fechada e guarde na geladeira.

Legumes e frutas: devem ser consumidos com casca sempre que possível, pois é onde estão contidas as fibras.

Sucos artificiais: são enganosos, imitam o sabor dos naturais que são mais
saudáveis e nutritivos. Os sucos naturais fornecem vitaminas e sais minerais
ao organismo.

Sucos de frutas: devem ser consumidos logo após o preparo, pois a ação do ar e da luz altera o seu valor nutritivo.

Evite frituras: tire as gorduras mais visíveis da carne; remova as peles de aves e peixes; cozinhe, asse, grelhe, ao invés de fritar.

Água de verduras e legumes: pode servir para preparar outros pratos, como risotos e sopas.

Reduza a gordura e o sal – Para realçar o sabor utilize condimentos como alho, pimenta, gengibre, orégano e cebolinha. De preferência, acrescente-os ao final da preparação.