Controle Social

O diálogo com diferentes atores sociais tem sido um marco para a construção de políticas públicas no Estado da Bahia. Foi assim com o PPA Participativo, tem sido assim com as Conferências Estaduais, inclusive, com a Conferência Estadual de Educação e Caravanas da Educação. O mesmo acontece com a política pública da Educação Profissional.

Vários seminários territoriais e com movimentos sociais, encontros de Educação Profissional e Feira de Ciência e Tecnologias Sociais de Educação Profissional estão sendo promovidos pelo Governo do Estado. Abordam questões como a educação profissional e o desenvolvimento socioeconômico ambiental, a educação profissional nas dimensões socioambiental, econômica e ambiental e socioeconômica, além da diversidade e a educação profissional. A orientação e certificação profissional enquanto políticas públicas em construção e a educação profissional como política pública na perspectiva dos direitos sociais também estão entre os temas discutidos coletivamente.

Esses eventos reúnem gestores públicos, trabalhadores, agricultores familiares, educadores, empresários dos diversos setores da economia regional, ambientalistas, representantes de movimentos sociais, pais e estudantes dos Centros Territoriais, Estaduais e unidades de ensino que ofertam Educação Profissional.

O objetivo é proporcionar uma reflexão sobre os desafios da Educação Profissional, envolvendo os territórios, e identificar ações que possam melhor orientar os investimentos do Governo da Bahia em relação à ampliação da Educação Profissional. Contribuem, nesse sentido, para levantar as ocupações e habilitações técnicas e profissionais que melhor atendem às necessidades locais e territoriais.

A grande perspectiva, no entanto, com esses espaços de diálogo, é criar condições para que essas políticas públicas sejam construídas coletivamente e implementadas a partir do olhar da sociedade, inclusive, para que haja o acompanhamento dos investimentos feitos pelas diferentes esferas de governo e permanente controle social.

Fórum: Mais controle e participação social

O Fórum de Educação Profissional da Bahia é uma instância consultiva, foi criado pela Secretaria da Educação em 2006 e reativado em outubro de 2009. Objetiva fortalecer a Política Pública de Educação Profissional da Bahia, oportunizando maior controle e participação social na gestão.

O Fórum reúne diferentes atores sociais para a articulação, discussão e troca de experiências sobre a Educação Profissional no Estado. Além de representantes dos Centros Territoriais, Estaduais e unidades que ofertam Educação Profissional no Estado, agrega representantes da sociedade civil, gestores públicos, da Escola Técnica de Saúde, da Escola de Dança da Fundação Cultural, Universidades Estaduais e Federais, Institutos Federais e o Sistema S.

O Fórum reúne, também, representantes de entidades comunitárias, como a Escola Família Agrícola, dos Territórios de Identidade, setores empresariais, sindicais, movimentos sociais, gestores públicos de secretarias do Estado e instituições representativas dos municípios, como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O Fórum de Educação Profissional da Bahia é uma instância democrática, plural, não partidária e suprainstitucional para acompanhar as políticas públicas de Educação Profissional na Bahia e no Brasil, podendo fazer proposições que contribuam para o aperfeiçoamento desta política pública no Estado.