Histórico

O Projeto foi construído para atender às demandas de maneira gradativa, suscetíveis à implementação e contínua avaliação. Composto de etapas complementares, “Fanfarras escolares no compasso da juventude” iniciou a primeira etapa, em 2007, com a realização de um diagnóstico do movimento de fanfarras escolares na rede estadual.

Nesta primeira fase do trabalho, conhecemos o estado das fanfarras da rede, as demandas de cada escola, a carência de instrumentos e de instrutores.

Na segunda fase, foram adquiridos instrumentos, a fim de formar 55 fanfarras de médio porte a serem entregues às primeiras escolas, 29 fanfarras foram implantadas e 26 foram revitalizadas.

A terceira fase constitui-se da qualificação do desempenho pedagógico das fanfarras, acompanhando as atividades, os desfiles cívicos e dando apoio aos regentes, instrutores e coreógrafos.

O conjunto de tais medidas, antes mesmo do ensino da música, visa estimular a motivação dos jovens para uma convivência em grupo em torno de uma atividade que sensibiliza, disciplina e educa as atitudes e contribui para que o estudante mantenha seu vínculo com o universo escolar, com a cultura e a arte através da fanfarra.