Colégio Antônio Inácio realiza projeto Um show de Cidadania na Escola

O projeto interdisciplinar Um Show de Cidadania na Escola chega à sua quarta edição no Colégio Estadual Antônio Inácio de Oliveira, situado no município baiano de Wanderley (740 km de Salvador). As atividades, que começam após o início das aulas, em março, se prolongam durante todo o ano letivo. Idealizada por professores e estudantes, a iniciativa tem como objetivo principal despertar a comunidade escolar para uma melhor compreensão da realidade social, bem como dos direitos e responsabilidades.

“Promovemos discussões entre os participantes sobre o papel de cada um como agente de transformação. Temos, como exemplo de resultado, o cuidado maior da comunidade na preservação do patrimônio público. A cidadania é um valor que pode ser construído e melhor exercitado a partir da nossa capacidade de organização, participação e intervenção social”, ressalta a professora Taciana Santana Rios, que coordena o projeto.

O projeto visa o debate de uma série de questões, como a importância da criação do Grêmio Estudantil nas unidades escolares, o conhecimento do sistema eleitoral brasileiro, os cálculos que incidem sobre as alíquotas dos impostos pagos pelos cidadãos, além da análise de informações e dados das condições de vida da população, como níveis de renda e taxa de escolarização.

Entre as ações que o projeto continuará a desenvolver este ano, estão, também, atividades de audição, interpretação e composição de músicas que tratam da temática da cidadania, palestras com representante do Poder Judiciário e com profissionais de saúde, criação de charges voltadas à preservação do patrimônio público, produção de cartilhas sobre o bom uso do patrimônio escolar, além de tratar de biografias sobre personalidades marcantes.

Um Show de Cidadania tem contribuído, ainda, para uma participação significativa nos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, como o Festival da Canção Estudantil (Face), o Tempos de Arte Literária (TAL) e o Artes Visuais Estudantis (AVE).