Secretaria da Educação e comunidade de Sussuarana dialogam sobre construção da nova escola no bairro

Palavras-chave:
A comunidade de Sussuarana, em Salvador, está comemorando a construção de uma nova escola de grande porte e de tempo integral no bairro. A unidade escolar será composta por 35 salas de aula, campo society, quadra poliesportiva coberta, auditório, refeitório, biblioteca e laboratórios de Ciência e de Informática. Nesta quinta-feira (13), técnicos e dirigentes da Secretaria da Educação do Estado (SEC) apresentaram o projeto a representantes de associações comunitárias e a gestores das escolas estaduais Ruth Pacheco e Deputado Herculano Menezes. A nova escola será edificada em uma área de oito mil metros quadrados e beneficiará 2.500 estudantes. 
 
Foto: Josenildo Almeida ASCOM/SEC
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância do diálogo com a comunidade. “Não queremos chegar com a implantação de um novo projeto de escola sem dialogar com a comunidade escolar e do entorno, pois o investimento que nós estamos fazendo é o que a comunidade precisa. A gente entende que o objetivo é a Educação, mas esta escola também será um espaço de interface entre a comunidade e seus projetos de cultura, esporte, formação profissional, pois a comunidade poderá utilizar os equipamentos que lá forem instalados”. 
 
O presidente da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional de Sussuarana, Antônio Carlos Ferreira, destacou que a nova escola trará muitos benefícios para a comunidade. “Esse novo colégio que vai ser implantado é de uma extrema necessidade para toda a Sussuarana, incluindo o Novo Horizonte. Agora, eu vejo a realidade se concretizando e estamos de braços abertos para ajudar na construção desse colégio de grande porte que todos almejamos”, afirmou. 
 
A diretora do Colégio Estadual Ruth Pacheco, Sandra Pitanga, também falou sobre o projeto. “Ter um empreendimento educacional desse porte, em Sussuarana, é um sonho de mais de dez anos, que hoje o governador traz como realidade. Pensar em uma escola que venha atender a nossa comunidade é trazer não só qualidade de vida, mas a expectativa de futuro”, salientou. 
 
Já o representante do Grupo de Apoio das Causas Culturais e Sociais de Sussuarana (GACCSS), Alex Souza, destacou a iniciativa da SEC em dialogar com a comunidade. “A Educação é um dos fatores fundamentais para a nossa comunidade e agora teremos uma escola com uma nova estrutura e perfil educacional. E o que nos deixa mais felizes é o fato de estarmos participando do diálogo sobre esta construção”. 
 
Novas escolas - Até 2022, mais 60 escolas serão construídas na Bahia. Além de Sussuarana, também serão construídas, em Salvador, unidades escolares de grande porte nos bairros de Cabula, Imbui, Paripe, Vila Canária, Pau da Lima, São Cristóvão, Lobato e Fazenda Grande. A licitação para a construção de 17 novas escolas estaduais e mais três Complexos Esportivos Educacionais, além da ampliação e reforma de 150 unidades escolares em toda a Bahia, já foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 1º de fevereiro. Esta licitação envolve investimento de mais de R$ 464 milhões e inclui as escolas dos bairros de Sussuarana, Lobato, Fazenda Grande e Imbuí.

Notícias Relacionadas