Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Colégio Estadual Rotary em Feira de Santana alcança uma das melhores pontuações do IDEB na Bahia
Colégio Estadual Rotary em Feira de Santana alcança uma das melhores pontuações do IDEB na Bahia
Publicado em ter, 22/09/2020 - 09:56 por Desconhecido
Palavras-chave:
Fundado em 1968, o colégio oferta apenas o Ensino Médio regular e possui, atualmente, 534 estudantes matriculados. Os estudantes se sentem motivados e participam ativamente dos projetos desenvolvidos.
A diretora do colégio, Claudiana Carvalho, atribui o bom desempenho no IDEB a dois pilares: desenvolvimento de projetos interdisciplinares e estreitamento da boa relação com as famílias e os estudantes. "Somos uma escola que não cansa de se reinventar. Queríamos que a leitura, o esporte, a cultura, o aprender e a responsabilidade social caminhassem juntos. Repensamos nossa gincana, que já é tradicional tal qual o nome da instituição: Rotary. Fizemos do evento um grande palco de artistas, onde a palavra de ordem foi leitura, pois o aprendizado é o nosso maior objetivo. Para além dos projetos implementados com o apoio da equipe docente, dos estudantes e das famílias, temos outros diferenciais: o acolhimento afetivo e o diálogo próximo. Não somos apenas uma escola, somos uma grande família. Trabalhamos com dedicação, respeito, qualidade e amor", enfatizou.
O estudante Pedro Henrique Carneiro, 19, que concluiu os estudos em 2019 e, atualmente, cursa História na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), relembrou sua trajetória no colégio. "Cresci no Rotary, pois estudei de 2012 até 2019. Foi lá que tive parte da minha identidade formada. Acredito que há um referencial no seu ensino. O afeto é uma palavra que usaria para caracterizar esse diferencial. A comunicação da escola com a comunidade é feita de forma majestosa. O contato com os alunos e os seus responsáveis demarca a escola como uma instituição em que a confiança é o seu segundo nome. O incentivo à leitura crítica é também o incentivo à leitura do mundo, que é o nosso local de ação para com o outro. Entender o outro e entender a si mesmo nos dá a oportunidade de nos conhecermos e construirmos uma escola e um ensino público de qualidade", pontuou.
>> Veja aqui fotos das atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Rotary
>> Veja aqui fotos das atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Rotary
Para Maria das Graças Souza, 42, que é representante do Colegiado Escolar e mãe da estudante Maria Eduarda Guedes, 16, 2º ano, o êxito no IDEB está relacionado à parceria firmada com a família. "O Rotary tem um grande diferencial no acolhimento entre pais, professores e estudantes, fazendo assim uma grande instituição onde todos trabalham juntos. Com certeza, esta nota tem relação direta com o incentivo, o apoio familiar e o planejamento sistemático prático da escola. Enfim, a socialização proposta pela escola e sua acolhida da família e do aluno traduzem o sucesso", avaliou.
A professora de Inglês e Artes, Ruby Rocha, comemorou a nota do IDEB. "Aqui em nossa escola amamos o que fazemos e acreditamos que se cada um fizer a sua parte sempre alcançaremos o melhor possível. Nossa proposta pedagógica, via projetos temáticos, promove o estímulo ao protagonismo dos alunos e, assim, eles se apropriam do processo de aprendizagem de maneira prazerosa e que fazem muito mais sentido para eles. Somos uma equipe muito sabida, feliz e diversificada, sempre unida por um bem comum e, como diz nossa querida Fátima Freire, 'quem educa marca o corpo do outro' e quem por aqui passa é sempre marcado positivamente por tudo que vive nessa escola. E o que proporcionamos com isso é que cada um de nós, estudantes e professores, se tornem as melhores versões de nós mesmos. Amamos a nossa escola. Amamos o que escolhemos fazer, que é aprender e ensinar diariamente", salientou.
Sobre o IDEB – O IDEB foi criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. No Ensino Médio, a rede estadual de ensino saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). Este foi o melhor IDEB alcançado pela rede desde que o índice foi instituído, em 2007. Em termos relativos, percentuais, o IDEB da Bahia cresceu 18,5%, sendo o segundo maior crescimento do país. A Bahia também é um dos oito estados com aumento maior do IDEB, 0,5, maior do que a média nacional, que foi de 0,4.
O avanço também foi constatado nos ensinos Fundamental I e II da rede pública, que possuem ofertas pelas redes estadual e municipais. O IDEB demonstrou que, no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5° ano), houve um crescimento de 4,7 (2017) para 4,9 (2019) e, no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), o desempenho foi ainda melhor, avançando de 3,4 (2017) para 3,8 (2019).
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo