Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Professora enfatiza teoria e prática no ensino da educação física
“É na educação física que o estudante aprende a socializar. Aprende a ganhar e a perder. Aprende a respeitar”
Ao contrário do que muita gente pensa, a educação física não é uma disciplina complementar. Tem a mesma importância que todas as outras disciplinas ministradas nas escolas e é obrigatória no currículo escolar. O amor e a seriedade com que a professora Joselúcia Barbosa, da Escola Parque, encara o ensino da educação física ficam claros quando a ouvimos falar sobre o assunto. “O primeiro ponto que a gente tem que observar, em relação à educação física, é que ela é a única disciplina do currículo comum que favorece a prática do movimento. Ela favorece a saída de um espaço limitado para um espaço extra, que, por sua vez, não perde a característica da sala de aula, porque, também, a quadra é uma sala de aula”.
A professora lembra que a importância da educação física não se resume à prática de ginástica, somente com o objetivo de deixar o corpo saudável. A disciplina deve correlacionar com as culturas, com a história dos jogos e esportes e está diretamente associada à formação integral para a cidadania. “Além de teorizar a prática, ela movimenta o corpo todo, do fio do cabelo ao dedão do pé. É na educação física que o estudante aprende a socializar. Aprende a ganhar e a perder. Aprende a respeitar. Também é a área do conhecimento que mais aproxima o professor dos alunos. Tem um valor afetivo muito grande”.
Em 2012, Joselúcia Barbosa atuou como professora de educação física na Escola Classe V. Lá, ela desenvolveu um trabalho diferenciado para a disciplina, em que os estudantes, na 1ª e 2ª unidade, podiam escolher quais temas iriam ser abordados nas aulas. “A partir da escolha, separávamos a turma em grupos para que fossem feitas pesquisas sobre o tema. Antes da prática, todos já conheciam a história e as regras do jogo”, esclarece.
Por meio do desenvolvimento de diversos esportes, como karatê, capoeira, basquete, jogos de mesa e dança, o resultado percebido pela professora foi um maior comprometimento dos estudantes com a disciplina, que diante da participação na elaboração das aulas, puderam socializar ideias e conhecimentos adquiridos em pesquisas. As atividades até renderam vídeo produzido pelos estudantes com depoimentos sobre as atividades. “Quebramos algumas barreiras com este esteriótipo de que a educação física é apenas prática. O debate e a oportunidade da participação dos estudantes mostra que há formas de atrair o aluno de forma espontânea, contribuindo com o crescimento educacional destes jovens”, finaliza.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas