Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Professora usa criatividade no ensino da matemática
Professora usa criatividade no ensino da matemática
Publicado em ter, 30/04/2013 - 10:26 por Ascom/Educação
Palavras-chave:
![](http://escolas.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/imagecache/Imagem_366x226/midiateca/fotos/2013/jaqueline.jpg)
A professora Jaqueline Pinheiro, do Colégio Estadual Raymundo Matta, no bairro do Lobato, em Salvador, desenvolveu uma forma criativa para ensinar matemática para sua turma da 8ª série. Trata-se de um jogo de perguntas e respostas para testar os conhecimentos de toda a turma ao final de cada unidade. “Então, todos querem estar afiados com o assunto para acertar a qualquer custo”, explica Jaqueline.
A iniciativa da professora vem colhendo frutos nas avaliações realizadas. “Eu percebi uma melhora considerável nas notas depois que iniciei essas aulas na turma do ano passado”, destaca. Jaqueline não esconde a empolgação quando lhe perguntam pelas aulas. “Realizo essas aulas ao final de cada unidade, como uma grande revisão. Mas, pelos estudantes, teríamos aulas desta forma toda semana’’.
Um dos méritos do trabalho é a participação dos alunos na criação do jogo. “Quando tive a ideia, conversei com eles para que fechássemos uma aula que agradasse a todos. Acho que isso, também, contribuiu para a aceitação e participação deles,” diz a professora.
O jogo também deu a Jaqueline a possibilidade de detectar os assuntos que os estudantes tinham mais dificuldade, podendo trabalhar melhor nas aulas. “Divisão com decimais, potenciação e operações básicas são assuntos muito pautados nos nossos jogos. Acho que estou conseguindo diminuir essa deficiência dos estudantes”, diz empolgada a professora.
O projeto desenvolvido por Jaqueline Pinheiro está de acordo com o programa Ensino Médio em Ação (EM-Ação), iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por intermédio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que visa, entre outras finalidades, auxiliar o estudante a superar dificuldades de aprendizagem em língua portuguesa e matemática. “O melhor em ter criado uma nova forma de aprendizagem foi perceber que os estudantes estão mais animados em aprender”, conclui a professora.
A iniciativa da professora vem colhendo frutos nas avaliações realizadas. “Eu percebi uma melhora considerável nas notas depois que iniciei essas aulas na turma do ano passado”, destaca. Jaqueline não esconde a empolgação quando lhe perguntam pelas aulas. “Realizo essas aulas ao final de cada unidade, como uma grande revisão. Mas, pelos estudantes, teríamos aulas desta forma toda semana’’.
Um dos méritos do trabalho é a participação dos alunos na criação do jogo. “Quando tive a ideia, conversei com eles para que fechássemos uma aula que agradasse a todos. Acho que isso, também, contribuiu para a aceitação e participação deles,” diz a professora.
O jogo também deu a Jaqueline a possibilidade de detectar os assuntos que os estudantes tinham mais dificuldade, podendo trabalhar melhor nas aulas. “Divisão com decimais, potenciação e operações básicas são assuntos muito pautados nos nossos jogos. Acho que estou conseguindo diminuir essa deficiência dos estudantes”, diz empolgada a professora.
O projeto desenvolvido por Jaqueline Pinheiro está de acordo com o programa Ensino Médio em Ação (EM-Ação), iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por intermédio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que visa, entre outras finalidades, auxiliar o estudante a superar dificuldades de aprendizagem em língua portuguesa e matemática. “O melhor em ter criado uma nova forma de aprendizagem foi perceber que os estudantes estão mais animados em aprender”, conclui a professora.
Notícias Relacionadas
-
Bahia avança na implementação da Lei do Celular nas escolas estaduais
-
Governador, secretária da Educação e gestores dos NTEs alinham estratégias para o ano letivo de 2025
-
Oficinas de handebol incentivam prática esportiva e combatem sedentarismo entre estudantes da rede estadual
-
Escolas estaduais se preparam para o início do ano letivo 2025
-
Projeto sobre agricultura sustentável quilombola é primeiro colocado em premiação da Sudene
-
Ação itinerante da Jornada Pedagógica aproxima escolas e fortalece a educação no Território Médio Rio de Contas
-
Jerônimo Rodrigues dá início ao ano letivo e inaugura escola de tempo integral em Conceição do Jacuípe