Professora usa criatividade no ensino da matemática

A professora Jaqueline Pinheiro, do Colégio Estadual Raymundo Matta, no bairro do Lobato, em Salvador, desenvolveu uma forma criativa para ensinar matemática para sua turma da 8ª série. Trata-se de um jogo de perguntas e respostas para testar os conhecimentos de toda a turma ao final de cada unidade. “Então, todos querem estar afiados com o assunto para acertar a qualquer custo”, explica Jaqueline.

A iniciativa da professora vem colhendo frutos nas avaliações realizadas. “Eu percebi uma melhora considerável nas notas depois que iniciei essas aulas na turma do ano passado”, destaca. Jaqueline não esconde a empolgação quando lhe perguntam pelas aulas. “Realizo essas aulas ao final de cada unidade, como uma grande revisão. Mas, pelos estudantes, teríamos aulas desta forma toda semana’’.

Um dos méritos do trabalho é a participação dos alunos na criação do jogo. “Quando tive a ideia, conversei com eles para que fechássemos uma aula que agradasse a todos. Acho que isso, também, contribuiu para a aceitação e participação deles,” diz a professora.

O jogo também deu a Jaqueline a possibilidade de detectar os assuntos que os estudantes tinham mais dificuldade, podendo trabalhar melhor nas aulas. “Divisão com decimais, potenciação e operações básicas são assuntos muito pautados nos nossos jogos. Acho que estou conseguindo diminuir essa deficiência dos estudantes”, diz empolgada a professora.

O projeto desenvolvido por Jaqueline Pinheiro está de acordo com o programa Ensino Médio em Ação (EM-Ação), iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por intermédio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que visa, entre outras finalidades, auxiliar o estudante a superar dificuldades de aprendizagem em língua portuguesa e matemática. “O melhor em ter criado uma nova forma de aprendizagem foi perceber que os estudantes estão mais animados em aprender”, conclui a professora.

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