Aulão do projeto ENEM 100% da Secretaria da Educação foca conteúdos de Física nesta sexta-feira (2)

O aulão virtual do projeto ENEM 100%, desta sexta-feira (2), foi focado nos conteúdos de Física. A atividade on-line, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), tem como objetivo auxiliar os estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Transmitida, ao vivo, na página do Youtube "Educação Bahia", onde esta e demais aulas podem ser conferidas, a qualquer momento, acessando a playlists do Aulão ENEM 100%, através do link https://bit.ly/3jr2F3k.

O estudante Guilherme Souza Costa Delarmelina, 17, 3º ano do Colégio Central de Ribeira do Pombal e presidente do grêmio estudantil da unidade escolar, fala da importância que as aulas do ENEM 100% têm tido no seu processo de preparação para o exame. “Esta oportunidade de aulas on-line está sendo de extrema importância, principalmente para mim que trabalho o dia todo e só tenho tempo de estudar à noite. Graças às aulas de todas as áreas do conhecimento, que ficam gravadas, consigo ter um auxílio nos estudos, me dando mais confiança para fazer o ENEM”.

O professor de Física Lúcio Vega, responsável pela aula desta sexta, conta que, depois de analisar as 14 últimas aplicações do ENEM, criou uma apostila com o conteúdo de 25% das questões de Física dessas aplicações. “Na aula do ENEM 100%, busquei dar vida a esse material que produzi, destacando o assunto voltado à  "Eletrodinâmica e suas conexões". A partir da Eletrodinâmica, explorei as intercessões com a Mecânica e a Termologia, sendo estes os três assuntos mais recorrentes na prova do ENEM. Como a Eletricidade, geralmente, é abordada no último ano do Ensino Médio, dei a ela o protagonismo. Mecânica e Termologia foram tratados como apoio. Assim, procurei oferecer um panorama de quase toda a Física a partir das transformações de energia”, explicou.

Como orientação para melhor compreender o aprendizado da Física, o professor ressaltou que é um equívoco quando se define o ato de estudar esta área do conhecimento ligado à memorização de milhares de fórmulas. “Substitua a quantidade de fórmulas pela compreensão de fórmulas mais abrangentes. O Estudante verá um bom exemplo disso na apostila vinculada à aula de hoje. No lugar de oferecer uma centena de fórmulas, preferi explorar o significado de poucas. Se isso permite resolver 25% das questões das últimas aplicações do ENEM, acredito que seja uma boa estratégia. Quantidade, não é qualidade”, deu a dica.

O educador falou, também, sobre a oportunidade de contribuir com o ENEM 100% e a sua importância na preparação para o exame. “O ENEM 100% é um canal de socialização de diversas leituras sobre os conhecimentos abordados pelo exame. Isso, por si só, já é fantástico. Considerando o vasto alcance e o público alvo, o grau de importância de cada aula de uma hora é imenso, o que estimula os professores convidados a oferecem o seu melhor. É claro que o beneficiado é o aluno, razão de nossa escolha profissional”.

Fortalecer a aprendizagem – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, sempre às 16h, na página da Educação Bahia no Youtube, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, o estudante tem também à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas.

Ainda no Portal da Educação o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Outra importante ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA).

Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.