Aulão virtual destaca a criticidade e objetividade para desenvolver um bom texto na prova no ENEM

Palavras-chave:

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu, nesta sexta-feira (18), o último aulão virtual do projeto ENEM 100% deste ano, que

volta no dia 5 de janeiro. Desta vez, a atividade abordou a Produção Textual e foi conduzida pelo professor Tárcio Carvalho. Transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Educação Bahia, a ação pedagógica, visa auxiliar os candidatos do exame, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Para conferir a playlist das lives já realizadas, acesse: https://bit.ly/3252wft.

O aulão foi iniciado com a apresentação musical do Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza, do município de Camamu. Foi tocada a música  “Competências em Redação do Enem”, de composição do professor Gilson de Santana e arranjos de Genivaldo Silva, pai de uma estudante da unidade. A interpretação vocal foi realizada pelas alunas Nalanda Maya e Karen Ketelyn, acompanhada pelo contrabaixo de Lázaro de Jesus, pai de um estudante e do ex-aluno Walisson Macêdo, que tocou cajon.

No segundo momento, o professor focou em técnicas de produção textual com dicas e conteúdos, enfatizando o poder da síntese e argumentação. “Trabalhei com dois assuntos que compõem a essência do texto dissertativo: a objetividade e criticidade. São os elementos principais para a consolidação de um argumento aceitável. A objetividade é o primeiro critério verificado na correção, com isto se verifica o grau discernimento do redator sobre o tema, e ela precisa estar consolidada do início ao fim do texto, até porque, os estudantes só dispõe de 30 linhas. Já a criticidade, é a outra coluna que sustenta a argumentação e precisa aparecer desde a introdução, mostrando o posicionamento de quem escreve sobre o tema”, relatou Tárcio Carvalho.

O estudante Felipe Oliveira, 17, do Colégio Estadual Teixeira de Freitas, em Salvador, pretende cursar Medicina e falou que vem conciliando os estudos com um estágio, e os aulões estão sendo fundamentais para a construção da rotina de estudos. “Acredito que as aulas do projeto ENEM 100% estejam sendo uma boa ferramenta,  pois beneficiam  milhares de estudantes que infelizmente não estão tendo aulas presenciais ou em  EAD, por conta da pandemia. Como o projeto disponibiliza um canal no YouTube e fica disponível todas as aulas, consigo estudar à noite quando chego em casa”.
    
Conteúdos preparatórios – Os aulões virtuais voltam a acontecer no dia 05 de janeiro. A partir desta data,  os encontros voltam a ocorrer todas às terças e sextas-feiras, das 16 às 17h, e prosseguem até 15 de janeiro de 2021. No Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), há também uma apostila por aula e a programação das próximas aulas que serão realizadas. Ainda no portal, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).
    
Outra ferramenta de estudo é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA).
    
Os estudantes podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h. Há também parcerias para acesso a conteúdos por meio do curso ENEM Gratuito, que pode ser acessado através do endereço: cursoenemgratuito.com.br/bahia e do curso on-line ENEM 360º, promovido pela Go Kursos e pelo grupo SER Educacional, que pode ser acessado utilizando o link bit.ly/Enem360BA .

Notícias Relacionadas