Bahia apresenta ações para colegiados escolares

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulga ações de formação de gestores  e presidentes dos colegiados no IV Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, que acontece até o dia 1º de junho, em Brasília. Promovido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC),  o evento será transmitido pelo site www.encontronacional.virtual.ufc.br, no link Transmissão ao Vivo. Os espectadores podem participar do encontro enviando mensagens on-line com questionamentos e opiniões dirigidos, inclusive, aos palestrantes.

A palestra ministrada pela coordenadora das Ações Participativas da Secretaria da Educação da Bahia, Andréa Líger, com apoio técnico de João Marciano de Souza Neto, abordará as vantagens do Sistema Escolar Colegiado e o processo de capacitação de gestores e membros do colegiado para utilizar esta ferramenta tecnológica. O Sistema garante autonomia para a escola discutir e registrar suas temáticas e encaminhamentos.

A diretora de Gestão Descentralizada da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Euzelinda Dantas, explica que o acesso ao Sistema Colegiado é feito pela própria escola.  “São os membros do colegiado que preenchem os campos para situar a realidade da escola, tornando públicos atos do Conselho Escolar”. Para Euzelinda, “o sistema facilita a visualização das ações do Colegiado para as comunidades escolar e local. A prática da co-gestão cultiva a participação, autonomia e responsabilização dos membros do colegiado nas decisões da escola”. O Colegiado Escolar é composto pelo gestor da escola, professores, funcionários, estudantes e pais.