Bahia investe em pesquisa com escola de iniciação científica

A ordem de serviço para o início das obras da Escola de Iniciação Científica e Espaço Interativo/Museu Mundo da Ciência do Parque Tecnológico Bahia, um investimento de R$ 15 milhões, foi assinada nesta quarta-feira (10) pelo governador Jaques Wagner e o secretario de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmara, na Governadoria, em Salvador.

Mateus Pereira / Secom

Eles também autorizaram a construção do Centro Integrado de Gestão de Emergência (Cige) e do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), que funcionarão no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e nos quais serão investidos R$ 42 milhões.

A construção da escola vai proporcionar a popularização e educação em ciência e tecnologia para milhares de crianças e adolescentes baianos. De acordo com Paulo Câmera, na unidade os alunos do ensino público estadual serão capacitados para desenvolver pesquisas nas áreas de ciência e tecnologia. Também serão oferecidos cursos profissionalizantes e de empreendedorismo.

Já o Espaço Interativo/Museu Mundo da Ciência proporcionará aos visitantes conhecer de forma dinâmica e interativa, diversos equipamentos científicos e tecnológicos de áreas como eletromagnetismo, robótica, mecânica, entre outras.

Centros - O Cige é um órgão de atendimento, monitoramento, despacho e acompanhamento de serviços públicos para atendimento direto aos cidadãos em situação de emergências. O Cemaden, que será instalado no Cige, irá gerenciar as informações hidrológicas, meteorológicas e geotécnicas de diversas fontes e emitir alertas sobre a possibilidade de ocorrências de desastres, em resposta à necessidade urgente de políticas de prevenção dos efeitos destes sobre os cidadãos e os diversos setores econômicos.

“O Centro Integrado de Gestão de Emergência é fundamental para nosso trabalho de segurança pública e de alerta de desastres. O órgão vai centralizar os centros integrados de comunicação instalados nas cidades do interior da Bahia. Com isso, vamos ganhar eficiência e rapidez no atendimento a demanda de segurança pública em todo estado”, afirmou Jaques Wagner.

Coordenado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secti), o Cemaden terá equipamentos de alta performance e atuará de forma integrada com o Cige. Isso para desenvolver, testar e implementar um sistema de previsão de ocorrência de desastres naturais em áreas suscetíveis de todo o estado, focando na prevenção, para antecipar crises e minimizar os esforços voltados à recuperação do ambiente outrora impactado pelos efeitos desses desastres. Suas ações serão integradas ao atendimento dos Bombeiros, Samu 192, Polícia e Defesa Civil, órgãos ligados à segurança da população.

Fonte: Secom