Biblioteca disponibiliza mais de 5 mil títulos para estudantes

Palavras-chave:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia continua ampliando e revitalizando as bibliotecas escolares da rede estadual, através do Sistema de Bibliotecas Estaduais, com reprogramação do espaço, modernização tecnológica e capacitação técnica. A biblioteca do Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, situado no bairro do Bonfim, em Salvador, foi reformada, incluindo climatização e a informatização que facilita o acesso aos títulos disponíveis.

A biblioteca da unidade contém um acervo composto por mais de cinco mil volumes, entre os quais os livros ´O quilombo do encantado’, de Marcos Mairton, no qual o autor cearense discorre sobre um dos aspectos pouco estudados da história brasileira: a convivência de negros e índios em quilombos nos tempos da escravidão;  ‘História’, de Walter Garcia Figueira e ‘República de sonhos’, de Nélida Pinõn, além da nova edição da Enciclopédia Barsa, entre outros títulos.

Os estudantes estão entusiasmados com o espaço renovado e falam sobre o estímulo à leitura. É o caso de Eric Cerqueira, 19 anos, 1º ano. “Gosto de ler e o espaço ficou muito bom, tem um clima legal para a gente se concentrar na leitura”. Elaine Machado, 15 anos, concorda com o colega: “Eu também gosto muito de ler e a biblioteca reformada ficou bem agradável, dá mais disposição para ler. Além disso, este ano temos mais livros disponíveis, nos dando mais oportunidades de leitura”.

A bibliotecária do Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, Alzira Maria do Carmo, disse que quase todos os livros já estão registrados no sistema e destaca outros benefícios com a revitalização. “Já conseguimos cadastrar no sistema mais de quatro mil livros, o que facilita a busca dos mesmos. Além da informatização, tivemos a colocação de ar-condicionado, raspagem do piso e a colocação de um balcão de apoio com divisórias de vidro. Tudo isto fez com que o ambiente ficasse mais agradável e, consequentemente, aumentou consideravelmente a frequência espontânea dos estudantes à nossa biblioteca”, relata.

A ação – que integra o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Governo Federal – foi iniciada em julho de 2015 e já garantiu que 25 escolas fossem totalmente remodeladas, além da visitação técnica em 118 unidades escolares. O processo de solicitação de recursos para a compra de materiais, como computadores, impressora e ar-condicionado, é feito por meio do Fundo de Assistência Educacional (FAED) e os livros são recebidos através do PNBE. As Secretarias da Educação têm o papel de auxiliar na organização, divulgação e disponibilização do acervo, capacitar os agentes de bibliotecas no software de organização do acervo e implantar a biblioteca escolar como recurso/suporte básico do sistema educativo.
 

Notícias Relacionadas