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CEEP de Seabra vence desafio nacional de escolas sustentáveis
Publicado em seg, 28/12/2020 - 18:16 por ascom.jornalismo
Palavras-chave:
O plano de ação do projeto Coletiva ECO-CEEP, inscrito pela instituição, teve como alguns dos seus objetivos sensibilizar a comunidade escolar para o cuidado com o ambiente, operacionalizar o Ponto de Entrega Voluntária de resíduos e readaptar o espaço escolar com materiais sustentáveis. A iniciativa atua na Educação Ambiental, com propostas de intervenções sociais e ambientais. Sua implementação mobilizou alunos, professores e comunidade escolar para o descarte correto. De janeiro a dezembro a escola encaminhou para a reciclagem quase duas toneladas de resíduos, sendo 1.358 kg de papel, 406 kg de plástico e 145 kg de metal. O valor arrecadado com a venda dos resíduos é utilizado para manutenção e aprimoramento do projeto.
A gestora Marcella Leite, avalia como imensuráveis os ganhos obtidos por meio desta premiação. “A parceria com o Instituto Akatu possibilitou que nós realizássemos em um curto espaço de tempo, ações grandiosas. Percebemos de forma expressiva a adesão e conscientização dos nossos estudantes, bem como de toda comunidade escolar. A escola agora é movida por posturas mais cuidadosas e responsáveis com o nosso planeta”.
Com o prêmio de 30 mil reais, o projeto conseguiu melhorias estruturais. Foram instalados sistemas de captação de água da chuva, construção de um pergolado, instalação de refletores de energia solar para sistema elétrico e estruturação da horta escolar. Houve ainda a aquisição de contêineres para a separação dos resíduos, construção do Ponto de Entrega Voluntária e de caixa subterrânea para captação de água pluvial. O recurso possibilitou ainda a readaptação da sala multifuncional da escola. No espaço foram realizadas oficinas para a aplicação de um piso com um mosaico para reaproveitar restos de cerâmicas e reboco natural para as paredes.
Segundo a professora de Biologia, Adna Alves, o projeto iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2019, a partir da identificação de problemas socioambientais na comunidade e no ambiente escolar. A ação contou com uma participação expressiva dos estudantes, sendo visível o potencial para a abordagem teórico-prática de temáticas para várias disciplinas. “Conseguimos envolver, dentro do possível, representantes da comunidade escolar em todas as ações previstas no plano de ação, iniciais ou readaptadas, com respeito e responsabilidade ao contexto de pandemia. Sinto-me realizada em estar envolvida com um projeto que trata de temáticas tão importantes", relatou a professora.
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