Cetep de Irecê realiza semana de cultura, ciência e tecnologia

Palavras-chave:

Caatinga e sustentabilidade: desafios e proposições. Este é o tema da II Semana de Culturas, Ciências e Tecnologias que acontece de 24 a 27 de outubro, no Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP Irecê). O evento contribuirá para que os estudantes compreendam os fundamentos científicos e tecnológicos do sistema produtivo onde atuam e, também, o contexto socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade nos quais estão inseridos.

A Semana será aberta na segunda-feira (24), às 8h, com uma aula pública na Praça das Rádios, seguida por apresentações de teatro, música e poesia de artistas locais. A partir das 14h, serão iniciadas mesas-redondas, oficinas e palestras, que abordarão assuntos como abastecimentos sanitários, incidência de câncer de pele e uso racional da água no Território de Irecê.

As oficinas terão foco em tecnologias sociais e contará com a participação da nutricionista Alda Alencar, que ensinará aos estudantes como reaproveitar alimentos. Já as mesas-redondas contarão com a presença de especialistas e de representantes do Banco do Nordeste e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA), que vão falar sobre agricultura familiar, economia solidária e desenvolvimento sustentável. A importância do estágio na preparação dos jovens para o mundo do trabalho também será discutida na mesa formada por representantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Nas palestras, os estudantes receberão orientações de como proceder diante de acidentes com animais peçonhentos. O engenheiro civil Paulo Oliveira apresentará o funcionamento do sistema eólico mostrando os benefícios trazidos por esse tipo de energia.

Pesquisa científica - O último dia do evento está reservado para a apresentação de trabalhos científicos inscritos por estudantes, professores, pesquisadores. A perspectiva dos organizadores é atribuir um caráter mais científico a esta ação pedagógica, abrindo espaço para as apresentações dos trabalhos selecionados.
O CETEP de Irecê oferece cursos técnicos em Enfermagem, Edificações, Recursos Humanos, Agente Comunitário, Biocombustíveis, Agropecuária e Agroindústria.

 

Notícias Relacionadas