Cetep Recôncavo II realiza audiência pública sobre Educação Profissional em Cruz das Almas

A comunidade do Território de Identidade do Recôncavo está convidada para participar de uma audiência pública sobre Educação Profissional promovida pelo Centro Territorial de Educação Profissional Recôncavo II Alberto Torres (Cetep), em Cruz das Almas, na quarta-feira (18/09), às 19h, na Câmera de Vereadores. O objetivo é contribuir para divulgar os investimentos feitos pelo Estado para expandir a oferta de cursos técnicos de nível médio no território. Em Cruz das Almas, no Cetep, a Secretaria da Educação ampliou o número de matrículas de 123, em 2008, para 945 matriculados, em 2013 em 10 cursos técnicos de nível médio.

A audiência será aberta ao público e direcionada para toda a sociedade civil, representantes de outras secretarias de Estado, autarquias, prefeituras municipais, empresas da iniciativa privada, associações, sindicatos, áreas de agricultura familiar, cooperativas, microempresas, assentamentos entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A vice-diretora do pedagógico do Cetep, professora Eliana Marques, acredita que, após o evento, a comunidade e as empresas compreendam um pouco mais sobre a importância dos cursos técnicos de nível médio para a  formação dos jovens e trabalhadores. Para ela, a Educação Profissional gera oportunidades ao qualificar e formar jovens e trabalhadores para que se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do território com grandes potenciais para a indústria, comércio, agricultura, pesca e pecuária. “Nossos jovens e trabalhadores estão tendo a oportunidade de estarem qualificados para atenderem às necessidades das empresas, por exemplo, de calçados e de alimentos, que estão sendo instaladas no nosso município. A participação de toda a comunidade é fundamental para compreender como realizamos nosso trabalho e, consequentemente, auxiliar na divulgação das nossas ações”, destacou.

Quem for à audiência pública também poderá conhecer algumas das tecnologias sociais desenvolvidas pelos estudantes do curso técnico em Informática como por exemplo, o protótipo de prótese de uma mão infantil, confeccionada com alumínio, fita crepe, pedaços de madeira e lixa. “Estudei assuntos relacionados à área para obter conhecimento e construir o protótipo de prótese. As próteses de braço com controle mioelétrico são próteses que possuem abertura e fechamento da mão através da ação muscular”, explicou a estudante Sueli França da Silva.

Mais sobre o Cetep – O Cetep Recôncavo II Alberto Torres foi instituído pela portaria nº 9.876, de 11 de dezembro de 2012, em substituição ao Colégio Estadual Alberto Torres. Atualmente, o Centro oferta os cursos técnicos de nível médio: Agroecologia, Agropecuária, Análises Clínicas, Fruticultura, Informática, Logística, Secretariado, Segurança do Trabalho, Vendas e Zootecnia, além dos cursos de qualificação profissional em: Administração, Agroextrativismo, Saúde e Telemática.

Além da cidade de Cruz das Almas, o Centro beneficia outros municípios que integram o Território: Castro Alves, Cabeceiras do Paraguaçu, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Muniz Ferreira, Muritiba, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, Sapeaçu, Saubara e Varzedo.

2011 | Todos os direitos e conteúdos deste Portal são de uso compartilhado