Ciência, inovação, arte e cultura marcam TransformaÊ nas escolas

Fotos: Marçal Dultra - Ascom/Educação

Um dia especial e marcado por muita diversão. Assim tem sido esta terça-feira (6) para estudantes das escolas e centros de Educação Profissional da capital e do interior envolvidos no #TransformaÊ: Virada Educacional Bahia. O movimento – proposto pela Secretaria da Educação do Estado está sendo realizado das 8h às 20h, simultaneamente, em escolas da capital e do interior. A iniciativa conta com apresentações de projetos de arte, ciência, esporte e cultura, desenvolvidos nas escolas, que diversificam os saberes nos currículos escolares e garantem o direito dos estudantes ao conhecimento e à cultura.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, participou das atividades interagindo com professores, gestores, os estudantes e as famílias do Colégio Estadual Bolivar Santana, no Centro Administrativo da Bahia, do Colégio Estadual da Bahia (Central), da Escola Estadual em Tempo Integral Severino Vieira, no bairro de Nazaré e do Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, em Itapuã. Pinheiro recebeu dos estudantes do Bolivar Santana uma carta de compromisso propondo ações conjuntas pela melhoria da educação.

Nas unidades escolares, o secretário também assistiu às apresentações de arte e cultura, conheceu experimentos desenvolvidos nas áreas de Ciência, Inovação e Empreendedorismo e fez uma avaliação do protagonismo estudantil. “Este é o momento de os estudantes dizerem o que querem da escola, que mudanças desejam não só na estrutura física, como também na metodologia. São os estudantes que vão falar pela escola. Este movimento representa uma mudança de espírito e de comportamento”, afirma Pinheiro.

No Central, as atividades reúnem estudantes das três unidades que funcionam nas instalações da unidade: Colégio Central, Centro Juvenil de Ciência e Cultura e o Centro Noturno de Educação da Bahia (Ceneb). Estão sendo realizadas apresentações de teatro e de dança e recital de poesias.  Os estudantes do Centro Juvenil participam de oficinas de Game, de Robótica e de Gab Lab, formando esculturas a partir de peças desmontáveis. O dia também está sendo marcado por brincadeiras do “Batalhas Cênicas Salvador”, que simulam batalhas medievais.

Na Escola Estadual Severino Vieira foram montadas salas temáticas. O secretário Walter Pinheiro inaugurou a sala de artes. Em outras foram abordadas questões como a sustentabilidade. Os estudantes apresentaram produtos elaborados a partir de material reciclado, como brinquedos feitos com lata de leite e barbante. No Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escolas Classes e Parque, na Caixa D´Água, os estudantes saíram em passeata pelas ruas do bairro, integrando escola e comunidade.

No Colégio Estadual Nelson Mandela, em Periperi, a programação inclui samba de roda, capoeira, exposição fotográfica, oficinas de turbante e de robótica, além de debates sobre temas como combate ao racismo e à intolerância religiosa. Também foi realizado o descerramento de uma placa comemorativa aos 100 anos de Nelson Mandela. No Colégio Estadual Manoel Vitorino, em Brotas, também teve capoeira, teatro e apresentação de uma banda formada por alunos da unidade. Ações de arte, esporte, ciência e cultura também estão sendo realizadas no Colégio Estadual Carlos Marighella, no Stiep, e no Aliomar Baleeiro, em Pernambués. Na Estação da Lapa, os estudantes do Centro Estadual de Educação Magalhães Neto fizeram uma grande mobilização dos passageiros para o período de matrícula da Educação de Jovens e Adultos na rede estadual de ensino.

Protagonismo
O TransformaÊ: Virada Educacional Bahia marca com alegria o final do ano letivo, que segue até 29 de dezembro. Para a comunidade escolar é um momento que reflete a qualidade dos projetos pedagógicos que são desenvolvidos em sala de aula, como destaca João Victor Rodrigues, 18, 3º ano, que está se despedindo da escola ao concluir o Ensino Médio. “A cultura desperta o ser crítico que mora em cada um de nós e este de movimento aguça o debate sobre qual a escola que queremos, o que já vem acontecendo aqui, no Bolívar, onde temos uma relação democrática com a direção”.

O estudante Vinícius Vitório da Silva, 17, 3º ano, do Colégio Central, também está concluindo o ano e na Virada Educacional dramatizou o texto ‘O Menestrel’, de Willian Shakespeare. “O TransformaÊ é um momento muito importante de integração e tive a oportunidade de mostrar meu talento com o teatro”, comenta.

A estudante Marília oliveira, 16, do Colégio Estadual Senhor do Bonfim lançou o livro Jovens Escritores, que fez com mais sete estudantes, durante a oficina ‘Contadores de Histórias’, do Centro Juvenil. Ela está feliz por divulgar sua obra em um momento privilegiado. “É uma experiência muito boa. Estou vendo que sou capaz de escrever um livro. Estou muito feliz em lançar o livro no TransformaÊ e emocionada em ver o texto impresso”, comemora.

O evento também está sendo prestigiado pelas famílias. A técnica de Enfermagem Laís Santos, mãe de Luan, 12, 6ª série, do Bolivar Santana, fala que é gratificante ver a escola pública pulsante, demonstrando qualidade e o protagonismo estudantil. “Sou super presente e hoje é um dia especial, não poderia deixar de vir para me integrar às atividades da escola e ver de perto as manifestações culturais e os desejos de transformação da comunidade escolar”.