CJCC elabora projeto de acolhimento psicológico para a comunidade escolar no período de isolamento

Fotos: divulgação
Em meio à pandemia do Coronavírus, professores e gestores do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Jequié – unidade ligada à Secretaria da Educação do Estado da Bahia – deram início ao Projeto Acolhimento Psicológico. A atividade, que surgiu a partir do processo de escuta dos educadores durante a Atividade de Classe (AC), tem como objetivos auxiliar a comunidade escolar a lidar melhor consigo e com o outro, especialmente neste período de isolamento social. O primeiro encontro aconteceu esta semana, virtualmente, entre professores da rede envolvidos com o projeto e psicólogos. Nesta reunião on-line, foram planejadas as estratégias e metodologias que serão utilizadas.

A vice-diretora do CJCC e uma das coordenadoras do projeto, Luciara Pereira da Silva Furtuozo, ressalta que as competências socioemocionais estão presentes entre os pilares que norteiam a Base Nacional Comum Curriculares (BNCC) e estão sempre na pauta de discussões e ações propostas nas atividades realizadas no Centro Juvenil de Jequie. “Geralmente, há uma tendência em polarizar os cuidados com a saúde física e minimizar a saúde mental e em tempos de lockdown isso fica mais evidente. O projeto tem a proposta, portanto, de dar acolhimento através de dicas a professores e estudantes, bate papo e terapia breve para enfrentarmos o isolamento social com mais leveza, e menos ansiedade".

As psicoterapeutas Aissi Braga de Oliveira e Elenita Brito Aragão,  mediadoras da primeira reunião on-line, explicam que o projeto irá ampliar de forma gradativa para professores, funcionários, estudantes e, em seguida, comunidade externa. “A priori, pensamos em acessar nossa comunidade escolar e ajudar a enfrentar este momento difícil que estamos vivenciando com mais leveza e solidariedade”, explica Aissi. “Contudo, esta atividade pode ser realizada em qualquer espaço e em qualquer momento”, pontua Aissi.

Temas discutidos
Durante a primeira reunião, Elenita Brito discorreu sobre o momento atual e as implicações para a saúde mental, como a baixa produção de certos neurotransmissores, causando um desequilíbrio químico no celebro. A psicoterapeuta também fez a indicação de leitura do livro "Ansiedade - como enfrentar o mal do século”, de Augusto Cury. Já A colega Aissi abordou sobre a Base Nacional Comum Curriculares, competência emocional e como lidar com a ansiedade, bem como indicou a leitura do livro “Byung chul han - Sociedade do cansaço”.

Também participaram do encontro a psicóloga baiana Grazielle Maia Maciel, que falou sobre como cuidar da saúde mental, e a neuropsicopedagoga paulista Maria Gessilene Santos Chaves de Souza, que abordou sobre como tratar das questões emocionais dos professores para saberem lidar com os estudantes no período pós isolamento social.

Sobre os CJCC
Voltados aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. O objetivo das unidades – localizadas em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Jequié e Feira de Santana – é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas. O CJCC oferece diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos, eventos e oficinas.

Suspensão das aulas
Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. A reposição das aulas dos 21 dias letivos englobados nos decretos será realizada na rede estadual de ensino. A redefinição do calendário escolar está sendo discutida com as diferentes representações da Educação Básica e do Ensino Superior.