Colégio Casa Jovem II conta com Escola de Instrução Militar

O município de Igrapiúna passa a contar com a primeira Escola de Instrução Militar (EsIM) na zona rural do Brasil e em escola pública. A unidade acaba de ser inaugurada pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, em um prédio anexo ao Colégio Casa Jovem II. Ela vai proporcionar aos estudantes de nove comunidades do entorno realizar o serviço de alistamento militar sem ter que sair da zona rural.

Além disso, a escola oferece o processo de instrução militar, garantindo aos estudantes a formação em cidadania plena e reforçando os valores familiares. Com capacidade para atender a 50 estudantes com idade entre 17 e 22 anos, a escola já está atendendo a 28 alunos da Casa Jovem II. O curso tem carga horária de 200 horas, distribuídas ao longo de sete meses. No Brasil, só existem três Escolas de Instrução Militar. Além da de Igrapiúna, há uma em Porto Alegre e outra em Osasco, em São Paulo (as duas em escola privada).

“A iniciativa vem complementar o programa de educação do Colégio Casa Jovem II, uma referência de gestão escolar reconhecida nacionalmente”, afirma o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto. Segundo ele, esse é um exemplo de parceria entre o Governo, a iniciativa privada, organizações da sociedade e outras instituições públicas, como o Exército, para o fortalecimento da escola pública.

“As famílias estão bastante satisfeitas. Os alunos estão com a autoestima mais elevada, por estar prestando serviço militar dentro da própria comunidade. Além disso, a escola reforça o sentimento de patriotismo”, explica o diretor da Casa Jovem II e também da EsIM de Igrapiúna, Francisco Nascimento.

Ação social - Dentre os trabalhos realizados na comunidade, os alunos estão atuando na campanha de combate à dengue, fazendo visitas domiciliares para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados para combater a proliferação do mosquito e entregando panfletos informativos.

A Escola de Instrução Militar foi implantada no local para atender a uma reivindicação da própria comunidade escolar. “Soubemos da existência da EsIM e fomos visitar a unidade de São Paulo. Lá, vimos a importância do serviço para a formação cidadã dos estudantes e solicitamos a implantação na nossa unidade”, conta o diretor Francisco Nascimento.

A meta do Exército é de levar uma unidade dessa para cada estado. A Escola de Instrução Militar atende aos jovens dos municípios de Igrapiúna, Piraí do Norte e Ituberá. “Os professores também fazem uma avaliação positiva. Eles percebem que os estudantes estão desenvolvendo melhor a concentração e tendo maior motivação para os estudos”, destaca.