Colégio climatiza salas de aula e melhora aprendizagem dos estudantes

Fotos: acervo pessoal

Uma intervenção na climatização do Colégio Polivalente de Paulo Afonso, (482 km de Salvador), região do Vale do São Francisco, está fazendo a diferença no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Na região de temperaturas elevadas, a unidade escolar está investindo na compra de ar-condicionado e o clima mais ameno tem contribuído para o bem-estar das turmas e aumentado até o tempo de permanência dos alunos em sala de aula.

“Nossa região é muito quente, os estudantes sofrem com o calor e os ventiladores não estavam dando conta. Então, resolvemos instalar ar-condicionado nas salas e percebemos um aumento no índice de aprovação dos estudantes, devido ao maior tempo de permanência na sala e mais atenção às aulas. Das 14 salas que temos na unidade já conseguimos climatizar 12”, comemora o gestor Jackson Roberto da Silva, informando que a compra dos equipamentos utiliza recursos do Fundo de Assistência Educacional (FAED) e do Programa Mais Educação.

Paloma Caroline de Oliveira Freitas, 18 anos, estudante do 3º ano, que estuda na unidade há 8 anos, está animada com o novo clima da sala e diz que ficou melhor para prestar atenção nas aulas. “Como estudo no turno da tarde e aqui é muito calor, com a instalação do ar-condicionado o ambiente ficou mais agradável, assim a gente fica mais tempo na sala” conta.

Já o estudante do 9º ano, José Rian Silva Pessoa, 15 anos, está gostando muito de estudar num ambiente climatizado e chama a atenção sobre a importância para a conservação do equipamento. “Sempre há aquele colega que entra ou sai da sala e não fecha a porta, e isso não pode, pois danifica o equipamento. Ter as salas climatizadas é um grande ganho para nós, porque aqui é muito quente. Temos que conservar”, alerta o estudante.

Reciclagem
No Colégio Estadual Eraldo Tinoco, na cidade de Presidente Jânio Quadros (há 603 km de Salvador), na região centro Sul do Estado, é a arte e a reciclagem que chamam a atenção de quem entra na sala de vídeo. A partir da grafitagem, as carteiras escolares foram reaproveitadas e ganharam novas cores, tornado o ambiente mais alegre.

O diretor do Colégio, Demarques Chaves Portela, conta que a iniciativa também visa a conservação do patrimônio público. “Algumas cadeiras estavam danificadas, sem uso, prontas para o descarte, mas resolvemos reciclá-las e reutilizá-las na sala de vídeo. Lixamos, pintamos com spray e fizemos alguns desenhos. Instalamos também ventiladores na sala e pintamos as paredes. O espaço ficou mais aconchegante e mais alegre”, comemora.