Colégio de Salvador realiza exposição de modelos matemáticos

Foto: acervo pessoal

As aulas no Colégio Estadual Alípio Franca, no bairro do Bonfim, em Salvador, nesta terça-feira (05), foram cheias de novidades para os estudantes do Ensino Médio, que receberam a visita de alunos do curso de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graças à parceria entre a unidade escolar e o Laboratório de Ensino de Matemática e Estatística (Lema), da UFBA, foram expostos experimentos e modelos matemáticos, mostrando como o estudo da disciplina também é lúdico e divertido.

Com facilidade para as fórmulas, o estudante Lucas Menezes, 16 anos, 2º ano, era um dos mais empolgados durante as exposições intermediadas dos conteúdos matemáticos. Para ele, a Matemática é “simples e dinâmica”, basta que se entenda a fórmula que resolverá aquele determinado problema matemático. “Muito bacana a experiência de compreender os assuntos da disciplina de uma maneira divertida, a exemplo da utilização de placas de carros para verificar quantas combinações numéricas dariam para fazer”.

O estudante Luiz Henrique dos Anjos, 16 anos, 3º ano, que se classifica “razoável” em Matemática, conta que a experiência de participar das atividades o ajudou a compreender a disciplina de uma maneira “mais atraente”. Para ele, é “muito interessante” estudar assuntos como Lógica, Operações Básicas, Fração, Geometria, Potenciação, Probabilidade e Análise Combinatória, através de representações construídas por um artista plástico do Lema, entre as quais barras de chocolate e pizzas cenográficas. “Com certeza, o estímulo ao raciocínio lógico vai facilitar a nossa vida em outras áreas do conhecimento, bem como é muito útil no nosso dia a dia”, diz.

A professora de Filosofia Olenêva Sanches Sousa, do Colégio Estadual Alípio Franca, ressalta que o objetivo é incentivar e provocar os cerca de 800 estudantes do Ensino Médio da unidade escolar para o aprendizado da Matemática de uma maneira criativa, desmistificando o estigma de que a disciplina é difícil de compreensão. “Com esta atividade, visamos estimular os nossos alunos para o estudo da Matemática de um jeito que eles percebam nos seus conteúdos algo atraente e de fácil assimilação”, afirma a educadora.