Colégio Estadual de Jequié recebe selo nacional pela Igualdade Racial

O Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado no município de Jequié, recebe, na próxima segunda-feira (21/03), em Brasília, o Selo Educação para a Igualdade Racial 2010, uma iniciativa da Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Seppir). A escola, que está inserida em uma comunidade quilombola, foi selecionada, nesta modalidade, pela implementação de políticas educacionais curriculares que valorizam e fortalecem a autoestima dos estudantes negros, e está de acordo com a lei nº 10.639/03.  O selo tem o objetivo de contribuir para a construção, em sala de aula, de conhecimentos que chamam a atenção para o patrimônio histórico e cultural dos povos negros no Brasil e na África.

A cerimônia de premiação vai contar com a presença do Secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, e de representantes da unidade de ensino. Além do Colégio Estadual Duque de Caxias, o Instituto Anísio Teixeira vai receber o selo por ações desenvolvidas com esta temática, como a realizações de cursos específicos para educadores.

“Nós empreendemos uma grande mudança na nossa matriz curricular para valozarizar conteúdos ligados ao universo do negro, justamente, para aumentar a autoestima, para que eles se aceitem como negros. Hoje, contamos com oficinas de trança, maquiagem, pedras, capoeira, teatro, entre outras. E a aceitação desta trabalho é muito grande, por parte dos nossos estudantes”, disse Maria da Conceição Santos Pedroso, professora do Colégio Estadual Duque de Caxias.

Para a estudante do 1º ano do ensino médio, Renata da Silva Cruz, os alunos participam de todas as atividades, com entusiasmo. “Faço parte de todas as oficinas. Gosto especialmente das aulas de capoeira e letramento. Acho que é interessante motivar os alunos desta forma para que eles fiquem sempre orgulhosos”, afirma.

A diretora Ângela de Oliveira relembra que todo este trabalho teve início em 2007, quando a escola foi reconhecida como de educação quilombola. A unidade de ensino protocolou este pedido no Ministério da Educação após a comunidade na qual está inserida ter sido reconhecida como de descendentes de escravizados. “A partir deste momento, começamos a trabalhar com as diretrizes da lei nº 10.639/03 e reforçamos a nossa matriz curricular”, diz.

Selo – Os selecionados para receber o Selo de Educação para a Igualdade Racial recebem objetos simbólicos que visam divulgar e valorizar as experiências vencedoras em âmbito nacional. Entre os objetos estão um estandarte, um diploma e 10 broches oferecidos às instituições como símbolos de distinção. Além desses, as instituições selecionadas com o Selo receberão um kit de livros e outros materiais didáticos que auxiliem no processo pedagógico voltado para a implantação das diretrizes da lei nº 10639/2003. O selo é uma parceria da Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (Seppir) com o Ministério da Educação (MEC), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime).